Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536
Title: Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
Other Titles: Mathematics Teacher Education in Field Education for the Performance of those in Quilombola School Education.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aldinete Silvino de.
KHIDIR, Kaled Sulaiman.
FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
Keywords: Educação Matemática;Formação de professores - matemática;Contexto sociocultural quilombola;Educação Escolar Quilombola;Núcleos formativos;Análise documental;Mathematics Education;Teacher training - mathematics;Quilombola sociocultural context;Quilombola School Education;Training centers;Document analysis
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para Atuação na Educação Escolar Quilombola. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 8, 2021, Uberlândia (MG). Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender. Brasília: SBEM, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de três universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país. Por meio da análise de conteúdo delineamos três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; formação pedagógica integradora. Os resultados das análises evidenciam que os núcleos formativos dos três cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. O estudo aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, refletimos sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugerimos a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.
Abstract: This article aims to understand how the formative cores of the Field Education Teaching Degree Courses that qualify mathematics teachers are structured. This is an excerpt from an ongoing interinstitutional research project that aims to characterise the undergraduate teaching courses that qualify mathematics teachers to work in middle and high school in specific sociocultural contexts. To this end, we discussed mathematics teacher education in LEdoC courses and presented principles, concepts, and legal documents that support and regulate Quilombola School Education. We opted for documentary analysis, whose corpus consisted of the curriculum matrices of Political-Pedagogical Course Projects of three federal public universities located in the Northeast, Southeast, and North regions of the country. Through content analysis, we outlined three analytical categories: general and socio-political formation, mathematical formation and integrative pedagogical formation. The results of the analyses show that the formative nuclei of the three courses present indications of a socio-political formation integrated into the mathematical formation. The study points out possibilities to propose curricular components that establish a relationship with the sociocultural diversity of quilombola peoples, not only in the Education for Ethnic-Racial Relations component. Therefore, we reflect on the implications of teacher education for the performance of those who majored in Quilombola School Education and suggest the prescription of sociopolitical education in the documents of courses that qualify mathematics teachers beyond the socio-cultural contexts investigated.
Keywords: Educação Matemática
Formação de professores - matemática
Contexto sociocultural quilombola
Educação Escolar Quilombola
Núcleos formativos
Análise documental
Mathematics Education
Teacher training - mathematics
Quilombola sociocultural context
Quilombola School Education
Training centers
Document analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2021.pdfFormação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. - Anais de Eventos Científicos CDSA 2021300.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.