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Title: O diálogo como princípio formativo na Licenciatura em Educação do Campo da UFRB.
Other Titles: Dialogue as a formative principle in the Degree in Rural Education at UFRB.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aldinete Silvino de.
BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas.
MENDES, Maricleide Pereira de Lima.
Keywords: Educação dialógica;Educação do Campo;Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UDRB;Diálogo na educação popular;Educação popular;Pedagogia da alternância;Dialogical education;Countryside Education;Degree Course in Rural Education - UDRB;Dialogue in popular education;Popular education;Alternation pedagogy
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aldinete Silvino de; BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas; MENDES, Maricleide Pereira de Lima. O Diálogo como Princípio Formativo na Licenciatura em Educação do Campo da UFRB. In: XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2020, Salvador - BA. XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Salvador: UFBA, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35537
???metadata.dc.description.resumo???: Este texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no primeiro semestre de 2020, vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED) que objetivou refletir sobre o tempo comunidade como percurso formativo de licenciandos da Educação do Campo do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Como desdobramento da pesquisa foi produzido um capítulo de livro que será publicado posteriormente sobre as experiências da LEdoC da UFRB. Neste estudo buscamos respostas ao questionamento: Como o diálogo entre estudantes, formadores e líder do movimento sindical se constitui nas atividades do tempo comunidade desenvolvidas no município de Iraquara-BA? Partimos do pressuposto de que o diálogo na LEdoC se constitui enquanto princípio formativo, visto que é fundamental para constituir a tríade: campo, educação e políticas públicas. (CALDART, 2009). Optamos pela pesquisa qualitativa, sustentada na pesquisa interpretativa, que permite ao pesquisador identificar temas e categorias analíticas, fazer interpretações e tirar conclusões, considerando suas descobertas teóricas e suas percepções acerca de um momento sociopolítico e histórico específico (CRESWELL, 2014). Como instrumento de produção de dados, utilizamos um questionário online com questões abertas. Participaram do estudo uma líder do movimento sindical e nove estudantes do terceiro ao oitavo semestre da LEdoC de diferentes comunidades do município de Iraquara, território da Capada Diamantina/BA. Para a análise dos dados seguimos o rigor científico e as questões éticas da pesquisa. As respostas dos participantes foram analisadas com base em duas categorias: diálogo entre formadores e estudantes; diálogo entre formadores e líder do movimento sindical. Para tanto, trazemos inicialmente uma breve discussão sobre o diálogo na Educação Popular e na Licenciatura em Educação do Campo, na perspectiva da Pedagogia da Alternância. Após, apresentamos os resultados da pesquisa e as nossas conclusões.
Keywords: Educação dialógica
Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UDRB
Diálogo na educação popular
Educação popular
Pedagogia da alternância
Dialogical education
Countryside Education
Degree Course in Rural Education - UDRB
Dialogue in popular education
Popular education
Alternation pedagogy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35537
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

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