Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35537
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no primeiro semestre de 2020, vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED) que objetivou refletir sobre o tempo comunidade como percurso formativo de licenciandos da Educação do Campo do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Como desdobramento da pesquisa foi produzido um capítulo de livro que será publicado posteriormente sobre as experiências da LEdoC da UFRB. Neste estudo buscamos respostas ao questionamento: Como o diálogo entre estudantes, formadores e líder do movimento sindical se constitui nas atividades do tempo comunidade desenvolvidas no município de Iraquara-BA? Partimos do pressuposto de que o diálogo na LEdoC se constitui enquanto princípio formativo, visto que é fundamental para constituir a tríade: campo, educação e políticas públicas. (CALDART, 2009). Optamos pela pesquisa qualitativa, sustentada na pesquisa interpretativa, que permite ao pesquisador identificar temas e categorias analíticas, fazer interpretações e tirar conclusões, considerando suas descobertas teóricas e suas percepções acerca de um momento sociopolítico e histórico específico (CRESWELL, 2014). Como instrumento de produção de dados, utilizamos um questionário online com questões abertas. Participaram do estudo uma líder do movimento sindical e nove estudantes do terceiro ao oitavo semestre da LEdoC de diferentes comunidades do município de Iraquara, território da Capada Diamantina/BA. Para a análise dos dados seguimos o rigor científico e as questões éticas da pesquisa. As respostas dos participantes foram analisadas com base em duas categorias: diálogo entre formadores e estudantes; diálogo entre formadores e líder do movimento sindical. Para tanto, trazemos inicialmente uma breve discussão sobre o diálogo na Educação Popular e na Licenciatura em Educação do Campo, na perspectiva da Pedagogia da Alternância. Após, apresentamos os resultados da pesquisa e as nossas conclusões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.titleO diálogo como princípio formativo na Licenciatura em Educação do Campo da UFRB.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35537-
dc.date.accessioned2024-05-03T21:18:07Z-
dc.date.available2024-05-03-
dc.date.available2024-05-03T21:18:07Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação dialógicapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Educação do Campo - UDRBpt_BR
dc.subjectDiálogo na educação popularpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectDialogical educationpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectDegree Course in Rural Education - UDRBpt_BR
dc.subjectDialogue in popular educationpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectAlternation pedagogypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorBORGHI, Idalina Souza Mascarenhas.-
dc.creatorMENDES, Maricleide Pereira de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDialogue as a formative principle in the Degree in Rural Education at UFRB.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas; MENDES, Maricleide Pereira de Lima. O Diálogo como Princípio Formativo na Licenciatura em Educação do Campo da UFRB. In: XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2020, Salvador - BA. XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Salvador: UFBA, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35537pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIO FORMATIVO - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2020.pdfO diálogo como princípio formativo na Licenciatura em Educação do Campo da UFRB. - Anais de Eventos CDSA 202080.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.