Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, E. C. G. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0629298901305914pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, M. H. C. C. A.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.description.resumoO sistema de educação brasileiro passou por diversas reformas durante anos e a mais recente é a reforma do Ensino Médio, lei n° (13.415\2017), que traz um novo olhar para o ensino focando na preparação pro mercado de trabalho. O enfoque na criação de um ensino médio técnico profissionalizante fez com que algumas disciplinas fossem “esquecidas”, trouxe a interdisciplinaridade e a mudança no currículo que torna algumas disciplinas como a sociologia algo não obrigatório como disciplina, mas que esteja presente como “estudos e práticas”. Diante destas transformações ocorridas, esta pesquisa buscou compreender os impactos do novo ensino médio nas duas escolas do município de Serra Branca-PB, na perspectiva de gestores e professores. A pesquisa de abordagem qualitativa analisa a escola de ensino regular Senador José Gaudêncio e a escola Cidadã integral Inácio Antonino de ensino integral técnico. Buscou-se em um total de seis entrevistas com gestores e professores compreender como está sendo esse processo de transição para o novo ensino médio que começou ser implantado no ano de 2022. Após as entrevistas ficou evidente que apesar das duas realidades diferentes das escolas, os professores tem opiniões em comuns sobre o novo modelo com críticas a sua forma de implementação e financiamento, e elogios a forma como está no documento as mudanças que não prejudicam as disciplinas, já as diretoras entram em consenso quando se trata da organização do trabalho pedagógico, mas diferem quando se trata de estrutura e financiamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleO novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.pt_BR
dc.date.issued2023-11-30-
dc.description.abstractThe Brazilian education system has undergone several reforms over the years and the most recent is theof Secondary education reforms, Law number (13.415\2017), which brings a new perspective for teaching, focusing on preparation for the job market. The focus on creating the secondary profissionalizing education caused some subjects to be “forgotten”, it has and a change in the curriculum that become some subjects such as sociology, as something that is not mandatory as a subject, but it is present as “studies and practices”. Based on this changes that have occured,this research sought to understand the impacts of the New secondary school curriculum in the two schools, in Serra Branca-PB, from the perspective of managers and teachers. The qualitative approach research analyzes the Senador José Gaudêncio, which is a regular school, and the full-time profissionalizing education school Inácio Antonino. A total of six interviews have been carried out managers and teachers in order to understand what this transition process is like for the new secondary school curriculum, that began to be inplemented in 2022. After the interviews, it became clear despite the two different realities of the schools, teachers have common opinions about the new model, criticizing its implementation and financing, besides praysing for the way in which the changes the disciplines are included , the directors already reach a consensus when it comes to the organization of pedagogical work, but they differ when it comes to structure and financing.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541-
dc.date.accessioned2024-05-06T15:19:24Z-
dc.date.available2024-05-06-
dc.date.available2024-05-06T15:19:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectSerra Branca – PB – escolas estaduaispt_BR
dc.subjectFinanciamento da educaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectSociologia e novo ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Senador José Gaudêncio – Serra Branca – PBpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Técnica Inácio Antonino – Serra Branca – PBpt_BR
dc.subjectNew High Schoolpt_BR
dc.subjectSerra Branca – PB – state schoolspt_BR
dc.subjectFinancing of educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectSociology and new secondary educationpt_BR
dc.subjectTeaching sociologypt_BR
dc.subjectSenador José Gaudêncio State School – Serra Branca – PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe new High School in schools in the Municipality of Serra Branca-PB.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da. O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB. 2023. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELLEN CREUZA GOUVEIA LIMA DA COSTA - MONOGRAFIA LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2023.pdfEllen Creuza Gouveia Lima da Costa - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 20231.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.