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Title: A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira.
Other Titles: The contribution of sociolinguistic research to teaching English as a foreign language.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
TEOTÔNIO, Leoric Fernandes.
SOUZA, Ramísio Vieira de.
SILVA, Mikaylson Rocha da.
Keywords: Sociolinguística;Inglês como língua estrangeira;Epêntese vocálica;Variação linguística;Interlíngua;Aprendizagem de língua estrangeira;Estudos fonológicos;Sociolinguistics;English as a foreign language;Vowel epenthesis;Linguistic variation;Foreign language learning;Phonological studies
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Almir Anacleto de Araujo; TEOTÔNIO, Leoric Fernandes; SOUZA, Ramísio Vieira de; SILVA, Mikaylson Rocha da. A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. In: II CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545
???metadata.dc.description.resumo???: O desenvolvimento das pesquisas em linguística se destacou durante o século XX. Tanto na perspectiva dos estudos fonológicos como na perspectiva dos estudos em variação linguística ou dos estudos em aquisição de língua estrangeira também a partir da década 1960. Uma convergência das teorias desenvolvidas nessas três áreas de estudos dentro da Linguística é importante para compreender o fenômeno de aquisição de língua estrangeira. Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em palavras iniciadas por cluster em posição inicial na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como língua dita estrangeira, tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes. O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da epêntese vocálica ou vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como LDE e discutir como este tipo de conhecimento pode contribuir para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Dentre as variáveis estudadas, discutiremos a consciência fonológica dos aprendizes e o seu papel na não/inserção da vogal epentética. Os resultados alcançados contribuirão não só para entender como ocorre a aprendizagem de inglês como LDE por aprendizes brasileiros, mas promove também implicações pedagógicas no ensino de inglês como LDE.
Keywords: Sociolinguística
Inglês como língua estrangeira
Epêntese vocálica
Variação linguística
Interlíngua
Aprendizagem de língua estrangeira
Estudos fonológicos
Sociolinguistics
English as a foreign language
Vowel epenthesis
Linguistic variation
Foreign language learning
Phonological studies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545
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