Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO desenvolvimento das pesquisas em linguística se destacou durante o século XX. Tanto na perspectiva dos estudos fonológicos como na perspectiva dos estudos em variação linguística ou dos estudos em aquisição de língua estrangeira também a partir da década 1960. Uma convergência das teorias desenvolvidas nessas três áreas de estudos dentro da Linguística é importante para compreender o fenômeno de aquisição de língua estrangeira. Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em palavras iniciadas por cluster em posição inicial na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como língua dita estrangeira, tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes. O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da epêntese vocálica ou vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como LDE e discutir como este tipo de conhecimento pode contribuir para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Dentre as variáveis estudadas, discutiremos a consciência fonológica dos aprendizes e o seu papel na não/inserção da vogal epentética. Os resultados alcançados contribuirão não só para entender como ocorre a aprendizagem de inglês como LDE por aprendizes brasileiros, mas promove também implicações pedagógicas no ensino de inglês como LDE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545-
dc.date.accessioned2024-05-06T18:35:50Z-
dc.date.available2024-05-06-
dc.date.available2024-05-06T18:35:50Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEpêntese vocálicapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectInterlínguapt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEstudos fonológicospt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_BR
dc.subjectVowel epenthesispt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectForeign language learningpt_BR
dc.subjectPhonological studiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.creatorTEOTÔNIO, Leoric Fernandes.-
dc.creatorSOUZA, Ramísio Vieira de.-
dc.creatorSILVA, Mikaylson Rocha da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of sociolinguistic research to teaching English as a foreign language.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Almir Anacleto de Araujo; TEOTÔNIO, Leoric Fernandes; SOUZA, Ramísio Vieira de; SILVA, Mikaylson Rocha da. A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. In: II CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdfA contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. - Artigo de Evento CDSA 2015358.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.