Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em palavras iniciadas por encontros consonantais na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como segunda língua (L2), tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes Cardoso (2004, 2008, 2009). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como L2. O corpus da pesquisa é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendentes de inglês como LDE, pertencentes aos níveis de proficiência na LDE: básico, intermediário e avançado. Para a coleta dos dados de fala foi gravada a leitura de vinte e oito frases e um texto em inglês. O tratamento estatístico mostra, em ordem decrescente de significância, que as variáveis sonoridade do cluster, nível de proficiência, consciência fonológica do informante, contexto precedente ao cluster são as que se mostram mais relevantes à realização da epêntese vocálica inicial em cluster sC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.titleA vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como L2.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThis study aims to describe the variable process of inserting the epenthetic vowel [ɪ] in words beginning with /sC/ clusters at onset position in English by Brazilian learners of English as a second language (L2). This work is based on research conducted regarding this phenomenon such as: Escartín (2005) with Hispanic learners of English and Cardoso (2004, 2008, 2009). The research corpus is composed of data from 18 Brazilian learners of English as L2, distributed in basic, intermediate and advanced levels of proficiency. The independent variables are learner’s level of proficiency and phonological awareness in the FL, sonority of the second element of the cluster, preceding phonological context and instrument type of data collection. The statistical analysis shows, in decreasing order of significance, that the sonority of the cluster, the learner’s level of proficiency, the learner’s phonological awareness, and the preceding context of the cluster are the most relevant variables to the realization of onset vowel epenthesis in sC clusters.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35547-
dc.date.accessioned2024-05-06T21:16:47Z-
dc.date.available2024-05-06-
dc.date.available2024-05-06T21:16:47Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEpêntese vocálicapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectInterlínguapt_BR
dc.subjectAprendizagem de L2pt_BR
dc.subjectInglês como segunda línguapt_BR
dc.subjectSegunda língua - inglêspt_BR
dc.subjectVowel epenthesispt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectL2 Learningpt_BR
dc.subjectEnglish as a second languagept_BR
dc.subjectSecond language - Englishpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.creatorLUCENA, Rubens Marques de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe vowel epenthesis in /sc/ clusters by brazilian learners of english as L2.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Almir Anacleto de Araújo; LUCENA, Rubens Marques de. A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como L2. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 21 - Número 2: p. 97-111. 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35547pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A VOGAL EPENTÉTICA INICIAL EM ENCONTROS CONSONANTAIS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2019.pdfA vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como L2. - Artigo de Periódico CDSA 2019316.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.