Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste estudo descreve e analisa o processo variável da vogal epentética em palavras na língua inglesa iniciadas por clusters por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters: /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/. O corpus deste estudo é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendizes de inglês como L2, estratificados nos níveis básico, intermediário e avançado de proficiência. Os dados mostram que as variáveis sonoridade do encontro consonantal, nível de proficiência, instrução explícita na L2 e contexto precedente foram as mais relevantes à realização do fenômeno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.titleA vogal de apoio em posição inicial em clusters /sc/ por aprendizes de inglês como L2.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThis study describes and analyzes the variable process of the epenthetic vowel in English words initiated by clusters, by Brazilian learners of English as a second language (L2). The objective of this research is to verify the frequency of support vowel use in the initial position of English words beginning with one of the following clusters: /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/. The research corpus is constituted of speech of 18 informants from the state of Paraiba, Brazil, learners of English as L2, stratified at basic, intermediate and advanced levels of proficiency. The data show that the variables sonority of the consonantal encounter, level of proficiency, explicit instruction in L2, and previous context were the most relevant to the production of the phenomenon.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35548-
dc.date.accessioned2024-05-06T21:20:00Z-
dc.date.available2024-05-06-
dc.date.available2024-05-06T21:20:00Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEpêntese vocálicapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectInterlínguapt_BR
dc.subjectAprendizagem de segunda línguapt_BR
dc.subjectL2 - aprendizagempt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectInglês - segunda línguapt_BR
dc.subjectClusterspt_BR
dc.subjectVowel epenthesispt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectInterlinguapt_BR
dc.subjectSecond language learningpt_BR
dc.subjectL2 - learningpt_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_BR
dc.subjectEnglish - second languagept_BR
dc.subjectClusterspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.creatorLUCENA, Rubens Marques de.-
dc.creatorSILVA, Mikaylson Rocha da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe supporting vowel in initial position in /sc/ clusters by learners of English as L2.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Almir Anacleto de Araújo; LUCENA, Rubens Marques de; SILVA, Mikaylson Rocha da. A vogal de apoio em posição inicial em clusters /sc/ por aprendizes de inglês como L2. Revista Trama. v.15, n.34, 2019. ISSN: 1981-4674. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35548pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A VOGAL DE APOIO EM POSIÇÃO INICIAL EM CLUSTERS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2019.pdfA vogal de apoio em posição inicial em clusters /sc/ por aprendizes de inglês como L2. - Artigo de Periódico CDSA 2019374.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.