Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO século XX presenciou o desenvolvimento da Linguística em todos os seus ramos e de maneira mais forte viu no final da década de sessenta e início da década de setenta. Nesse período, particularmente, se desenvolverem mais amplamente dois sub-ramos da Linguística: os estudos da Sociolinguística Variacionista desenvolvidos principalmente por Labov (1969) e os estudos da aquisição da linguagem de segunda língua (Bayley, 2005, 2007). Uma convergência das teorias desenvolvidas nessas áreas de estudos dentro da Linguística é importante para compreender o fenômeno de aquisição de segunda língua, doravante, L2. Assim, o tema deste artigo está relacionado às contribuições da Sociolinguística Variacionista aos estudos de Aquisição de Língua Estrangeira e vice-versa. Com isso, este artigo tem o objetivo de relatar contribuições dos estudos da Sociolinguística Variacionista aos estudos de Aquisição de Língua Estrangeira bem como contribuições desses naqueles. Para tanto, será apresentado uma breve introdução da abordagem metodológica da Sociolinguística Variacionista; em seguida, será apresentar-se-á uma breve introdução dos estudos em Aquisição de Língua Estrangeira; e por fim, será relatado pesquisas que combinam as teorias de Aquisição de Língua Estrangeira com o aparato metodológico da Sociolinguística Variacionista. Observou-se que diversas pesquisas têm sido desenvolvidas objetivando compreender o fenômeno de aprendizagem de língua estrangeira bem como as variações que podem ocorrer durante esse processo de aprendizagem, na chamada fase de interlíngua. Com isso, percebe-se o quanto os estudos variacionistas têm e podem contribuir para a compreensão do processo de aprendizagem de língua estrangeira. Assim também, através da compreensão de como se dá o processo de aprendizagem de língua estrangeira, pode-se compreender de maneira mais clara que processos podem facilitar ou inibir a variação linguística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleAquisição de língua estrangeira sob uma perspectiva dos pressupostos metodológicos da sociolinguística variacionista.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35550-
dc.date.accessioned2024-05-06T21:23:42Z-
dc.date.available2024-05-06-
dc.date.available2024-05-06T21:23:42Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAquisição de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectSociolinguística variacionistapt_BR
dc.subjectSegunda língua - aquisiçãopt_BR
dc.subjectForeign language acquisitionpt_BR
dc.subjectVariationist sociolinguisticspt_BR
dc.subjectSecond language - acquisitionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.creatorSILVA, Mikaylson Rocha da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeForeign language acquisition from the perspective of the methodological assumptions of variationist sociolinguistics.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson Rocha da. Aquisição de língua estrangeira sob uma perspectiva dos pressupostos metodológicos da sociolinguística variacionista. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 4, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35550pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2017.pdfAquisição de língua estrangeira sob uma perspectiva dos pressupostos metodológicos da sociolinguística variacionista. - Artigo de Evento CDSA 2017997.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.