Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35551
Title: Implicações da consciência fonológica na aquisição fonológica de L2 em nível de percepção.
Other Titles: Implications of phonological awareness in L2 phonological acquisition at perception level.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
Keywords: Consciência fonológica;Aquisição fonológica;Aquisição de segunda língua;Sistemas fonológicos;Percepção;Phonological awareness;Phonological acquisition;Second language acquisition;Phonological systems;Perception
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Almir Anacleto de Araújo. Implicações da consciência fonológica na aquisição fonológica de L2 em nível de percepção. Revista Prolíngua. v.14, n.1, mai/ago. 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35551
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho procurou compreender e discutir como a consciência fonológica – CF – pode contribuir para a aquisição fonológica de segunda língua – L2. A discussão deu-se a partir de uma investigação teórica, tendo como suporte pesquisas empíricas sobre aquisição fonológica de L2, com foco na percepção ou compreensão, com o intuito de perceber as convergências e divergências entre tais investigações. Observou-se que, em nível de percepção, a CF atua de maneira positiva na aquisição fonológica de L2, contribuindo para uma comunicação mais efetiva, tendo em vista a atuação da CF na compreensibilidade e inteligibilidade dos sons da L2. Assim, os dados, resultados e discussões dos trabalhos observados confirmam-nos a importância da CF na aquisição fonológica de L2, bem como da sua relevância nas investigações no tocante à aquisição de formas linguísticas específicas de L2. Nesse sentido, a CF habilita os indivíduos a terem uma visão mais ampla do sistema fonológico de sua L1, do sistema fonológico da L2, assim como das semelhanças e diferenças entre esses sistemas fonológicos. Dotados dessa habilidade, os aprendizes têm um desempenho mais eficiente na compreensão da L2.
Abstract: This work seeks to understand and discuss how phonological awareness can contribute to L2 phonological acquisition. The discussion is based on a theoretical investigation, supported by several empirical research on L2 phonological acquisition which focused on L2 perception or comprehension. Its purpose is to understand the convergences and divergences among such investigations and thus build an insight of how phonological awareness can contribute to L2 phonological acquisition. It was detected that at the level of perception, phonological awareness acts positively in the L2 phonological acquisition, contributing to a more effective communication, in view of the phonological awareness performance in the L2 sounds comprehensibility and intelligibility. Therefore, data, results and discussions of the analysed papers confirm the importance of phonological awareness in L2 phonological acquisition, as well as its relevance regarding the acquisition of L2-specific linguistic forms. In this sense, phonological awareness enables learners to have a broader view of the L1 phonological system, the L2 phonological system, as well as the similarities and differences between them. Having this ability, learners perform more efficiently on L2 comprehension.
Keywords: Consciência fonológica
Aquisição fonológica
Aquisição de segunda língua
Sistemas fonológicos
Percepção
Phonological awareness
Phonological acquisition
Second language acquisition
Phonological systems
Perception
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35551
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMPLICAÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2019.pdfImplicações da consciência fonológica na aquisição fonológica de L2 em nível de percepção. - Artigo de Periódico CDSA 2019204.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.