Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
Title: Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.
Other Titles: Language and dialogism: some Bakhtinian contributions to the comic strip genre in the teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Mikaylson Rocha da.
GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
SOUZA, Ramísio Vieira de.
FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
Keywords: Tirinha;Gênero discursivo tirinha;Enunciação dialógica;Interação verbal;Processo de ensino-aprendizagem;Mafalda - tirinhas;Bakthin;Comic strip;Discursive genre comic strip;Dialogical enunciation;Verbal interaction;Teaching-learning process;Mafalda - comic strips
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SOUZA, Ramísio Vieira de; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem. IN: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo analisar o gênero discursivo tirinha numa perspectiva dialógica da linguagem. Dessa maneira, concebemos a tirinha como manifestação de interação verbal repleta de significações ideológicas e situada nas esferas sociais e históricas. Acreditamos também que o gênero tirinha pode ser tomado como instrumento de inserção dos sujeitos para outros contextos discursivos. Para dar forma que compõe o corpus, utilizaremos duas tirinhas da Mafalda, que iremos observar: os (contra)discursos das personagens; a ideologia de classe que cada uma das personagens representa; como o gênero tirinha pode desmistificar o viés monolítico tendencioso como modelo de classe; a enunciação dialógica na cadeia de interação verbal como ponto de partida para o ensino do gênero tirinha no sistema educativo brasileiro. Por fim, fará parte dos aportes teóricos dessa pesquisa, as concepções de interação verbal de Bakthin (2011), proposições de atividades do letramento segundo Marcuschi (2008) e Kleiman (2007) e dentre outras contribuições.
Keywords: Tirinha
Gênero discursivo tirinha
Enunciação dialógica
Interação verbal
Processo de ensino-aprendizagem
Mafalda - tirinhas
Bakthin
Comic strip
Discursive genre comic strip
Dialogical enunciation
Verbal interaction
Teaching-learning process
Mafalda - comic strips
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINGUA(GEM) E DIALOGISMO - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdfLingua(gem) e dialogismo. - Artigo de Evento CDSA 20151.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.