Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo analisar o gênero discursivo tirinha numa perspectiva dialógica da linguagem. Dessa maneira, concebemos a tirinha como manifestação de interação verbal repleta de significações ideológicas e situada nas esferas sociais e históricas. Acreditamos também que o gênero tirinha pode ser tomado como instrumento de inserção dos sujeitos para outros contextos discursivos. Para dar forma que compõe o corpus, utilizaremos duas tirinhas da Mafalda, que iremos observar: os (contra)discursos das personagens; a ideologia de classe que cada uma das personagens representa; como o gênero tirinha pode desmistificar o viés monolítico tendencioso como modelo de classe; a enunciação dialógica na cadeia de interação verbal como ponto de partida para o ensino do gênero tirinha no sistema educativo brasileiro. Por fim, fará parte dos aportes teóricos dessa pesquisa, as concepções de interação verbal de Bakthin (2011), proposições de atividades do letramento segundo Marcuschi (2008) e Kleiman (2007) e dentre outras contribuições. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552 | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T21:42:01Z | - |
dc.date.available | 2024-05-06 | - |
dc.date.available | 2024-05-06T21:42:01Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Tirinha | pt_BR |
dc.subject | Gênero discursivo tirinha | pt_BR |
dc.subject | Enunciação dialógica | pt_BR |
dc.subject | Interação verbal | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mafalda - tirinhas | pt_BR |
dc.subject | Bakthin | pt_BR |
dc.subject | Comic strip | pt_BR |
dc.subject | Discursive genre comic strip | pt_BR |
dc.subject | Dialogical enunciation | pt_BR |
dc.subject | Verbal interaction | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_BR |
dc.subject | Mafalda - comic strips | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Mikaylson Rocha da. | - |
dc.creator | GOMES, Almir Anacleto de Araújo. | - |
dc.creator | SOUZA, Ramísio Vieira de. | - |
dc.creator | FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Language and dialogism: some Bakhtinian contributions to the comic strip genre in the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SOUZA, Ramísio Vieira de; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem. IN: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LINGUA(GEM) E DIALOGISMO - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdf | Lingua(gem) e dialogismo. - Artigo de Evento CDSA 2015 | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.