Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar o gênero discursivo tirinha numa perspectiva dialógica da linguagem. Dessa maneira, concebemos a tirinha como manifestação de interação verbal repleta de significações ideológicas e situada nas esferas sociais e históricas. Acreditamos também que o gênero tirinha pode ser tomado como instrumento de inserção dos sujeitos para outros contextos discursivos. Para dar forma que compõe o corpus, utilizaremos duas tirinhas da Mafalda, que iremos observar: os (contra)discursos das personagens; a ideologia de classe que cada uma das personagens representa; como o gênero tirinha pode desmistificar o viés monolítico tendencioso como modelo de classe; a enunciação dialógica na cadeia de interação verbal como ponto de partida para o ensino do gênero tirinha no sistema educativo brasileiro. Por fim, fará parte dos aportes teóricos dessa pesquisa, as concepções de interação verbal de Bakthin (2011), proposições de atividades do letramento segundo Marcuschi (2008) e Kleiman (2007) e dentre outras contribuições.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleLingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552-
dc.date.accessioned2024-05-06T21:42:01Z-
dc.date.available2024-05-06-
dc.date.available2024-05-06T21:42:01Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectTirinhapt_BR
dc.subjectGênero discursivo tirinhapt_BR
dc.subjectEnunciação dialógicapt_BR
dc.subjectInteração verbalpt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMafalda - tirinhaspt_BR
dc.subjectBakthinpt_BR
dc.subjectComic strippt_BR
dc.subjectDiscursive genre comic strippt_BR
dc.subjectDialogical enunciationpt_BR
dc.subjectVerbal interactionpt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectMafalda - comic stripspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Mikaylson Rocha da.-
dc.creatorGOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.creatorSOUZA, Ramísio Vieira de.-
dc.creatorFREITAS, Raquel Monteiro da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLanguage and dialogism: some Bakhtinian contributions to the comic strip genre in the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SOUZA, Ramísio Vieira de; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem. IN: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINGUA(GEM) E DIALOGISMO - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdfLingua(gem) e dialogismo. - Artigo de Evento CDSA 20151.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.