Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleUma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554-
dc.date.accessioned2024-05-06T21:52:12Z-
dc.date.available2024-05-06-
dc.date.available2024-05-06T21:52:12Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectGênero anúncio - leiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectDialogismpt_BR
dc.subjectAd genre - readingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Ramísio Vieira de.-
dc.creatorGOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.creatorSILVA, Mikaylson da Rocha.-
dc.creatorFREITAS, Raquel Monteiro da Silva.-
dc.creatorALMEIDA, Maria de Fátima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA proposal for reading in high school in the dialogic view of language: advertisement genre in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UMA PROPOSTA DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdfUma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. - Artigo de Evento CDSA 2015516.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.