Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T21:52:12Z | - |
dc.date.available | 2024-05-06 | - |
dc.date.available | 2024-05-06T21:52:12Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Gênero anúncio - leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Dialogism | pt_BR |
dc.subject | Ad genre - reading | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Ramísio Vieira de. | - |
dc.creator | GOMES, Almir Anacleto de Araújo. | - |
dc.creator | SILVA, Mikaylson da Rocha. | - |
dc.creator | FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. | - |
dc.creator | ALMEIDA, Maria de Fátima. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A proposal for reading in high school in the dialogic view of language: advertisement genre in the classroom. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UMA PROPOSTA DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdf | Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. - Artigo de Evento CDSA 2015 | 516.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.