Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCURSINO, G. V.pt_BR
dc.creator.IDCURSINO, GABRIELA VAZ.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4633331165147423pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Tatiana Silva Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, T. S. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4631339400570014pt_BR
dc.contributor.referee1ARAUJO, Flavia Mendes.-
dc.contributor.referee1IDARAUJO, F. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7805207366811240pt_BR
dc.contributor.referee2GAUDENCIO, Edmundo de Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDGAUDENCIO, E. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9826037414483856pt_BR
dc.description.resumoA qualidade de vida tem sua definição pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “a percepção do indivíduo da sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive e com relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. O curso de medicina é considerado uma fonte de estresse que afeta em maior ou menor grau a qualidade de vida dos seus estudantes. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida de acadêmicos de medicina do período 2018.1 da Universidade Federal de Campina Grande, campus Campina Grande, nos domínios físico, psicológico, social e meio ambiente; caracterizar seu perfil sociodemográfico e comparar os escores obtidos entre os ciclos do curso. METODOLOGIA: Estudo transversal, observacional e descritivo com análise quantitativa dos dados de 132 alunos, obtidos por meio de um questionário sociodemográfico e pelo instrumento de medida de qualidade de vida da OMS, WHOQOL-bref. RESULTADOS: A percepção sobre qualidade de vida demonstrou que o domínio mais bem avaliado diz respeito às Relações sociais e que o domínio com pior escore de avaliação foi o Psicológico, com destaque para a presença de sentimentos negativos influenciando negativamente a qualidade de vida dos entrevistados; observou-se menores valores no ciclo Básico e uma progressão nos escores com o avanço do curso, porém sem significância estatística. CONCLUSÃO: O presente estudo evidenciou uma boa qualidade de vida por parte dos estudantes. Os resultados indicam, entretanto, a necessidade de atenção e melhoria, principalmente no que diz respeito aos aspectos inerentes ao domínio Psicológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMedicinapt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade de vida do estudante de medicina da Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2018-08-03-
dc.description.abstractQuality of life is defined by the World Health Organization (WHO) as "the individual's perception of their position in life, in the context of the culture and value systems in which they live and in relation to their goals, expectations, standards and concerns". Medical course is considered to be source of stress that affects, to a greater or lesser extent, the quality of life of its students. OBJECTIVES: To evaluate the quality of life of medical students from the 2018.1 semester of Federal University of Campina Grande, Campina Grande campus, in the physical, psychological, social and environmental domains; to characterize their sociodemographic profile and compare the scores obtained between the cycles of the course. METHODOLOGY: Cross-sectional, observational and descriptive study with quantitative data analysis of 132 students, obtained by a sociodemographic questionnaire and the World Health Organization Quality of Life instrument, WHOQOL-bref. RESULTS: The perception about the quality of life showed that the best evaluated domain refers to Social Relations and the Psychological domain showed the worst evaluation score, with emphasis on the presence of negative feelings that negatively influence the quality of life of the interviewees; there were lower values in the Basic cycle of the course and an increase in the scores with the progress of the course, but without statistical significance. CONCLUSION: The present study showed a good quality of life for the students. Results indicate, however, the need for attention and improvement, especially regarding the aspects of the Psychological domain.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35558-
dc.date.accessioned2024-05-07T14:39:00Z-
dc.date.available2024-05-07-
dc.date.available2024-05-07T14:39:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCURSINO, Gabriela Vaz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the quality of life of medical students at Federal University of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationCURSINO,Gabriela Vaz. Avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina da Universidade Federal de Campina Grande. 2018. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Medicina CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA VAZ CURSINO - TCC MEDICINA CCBS 2018.pdfGabriela Vaz Cursino -TCC Medicina CCBS 20181.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.