Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no ensino médio, por meio do aparelhamento digital. Na pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola como Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, na qual os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos levar a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Elegemos como objetivo desse estado da arte discutir as proposições trazidas pelos autores acerca da relação ensino de Sociologia e aparelhamento digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleAs produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractOur research object gained shape based on theoretical contributions by Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) and Pierre Lévy (1989; 1998). Through the sociological constructs of such authors, we realized the need to investigate learning processes in teaching of Sociology, in high school, through digital equipment. At post-modernity, new values underlie social forms of existing and transform the world. These values are present in the school as an Institution that (re)produces norms, meanings and actions that direct action, feeling and the thinking of subjects in postmodernity. In this sense, one of the ways of existence at school, as well as in postmodern society, is given by the mediation of technologies. This mediation builds meanings of perceiving oneself, perceiving others and be in the world. We call this mediation digital rigging, in which subjects exist and produce meanings of the world through the use of technology information and communication. In the classroom, digital equipment leads us to question the teaching and learning processes. We chose as objective of this state of the art to discuss the propositions brought by the authors regarding the relationship between sociology teaching and digital equipment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562-
dc.date.accessioned2024-05-07T21:02:41Z-
dc.date.available2024-04-07-
dc.date.available2024-05-07T21:02:41Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAparelhamento digitalpt_BR
dc.subjectEscola e tecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais e educaçãopt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectDigital equipmentpt_BR
dc.subjectSchool and information and communication technologiespt_BR
dc.subjectDigital technologies and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Kátia Maria de.-
dc.creatorARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProductions on the sociology of information and communication technologies at school.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kátia Maria de; ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. In: 1º Seminário Nacional PROFSOCIO, 1., 2020, Evento Online. Anais [...] 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS PRODUÇÕES ACERCA DA SOCIOLOGIA DAS TECNOLOGIAS - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2020.pdfAs produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. - Artigo de Evento CDSA 2020220.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.