Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA representação esportiva e corporal nos jogos de vídeo e telespetáculo esportivo promovem ressignificações da cultura corporal de movimento. Diante deste cenário, o objetivo da pesquisa foi identificar e analisar o consumo midiático relacionado à virtualização esportiva e sua influência subjetiva na conformação dos corpos. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem qualitativa, realizada com 50 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio e do Ensino Superior da Universidade de Pernambuco - UPE na cidade de Recife - PE, Brasil. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram que a virtualização esportiva midiática é marcada pela reprodução espetacularizada, conduzindo ao entendimento de uma constituição corporal multifacetada tanto no esporte telespetáculo, como na prática corporal e/ou virtual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Física.pt_BR
dc.subject.cnpqEsportes.pt_BR
dc.titleO corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe sport and body representation in video games and sports television shows leads to reinterpretation of the body culture of movement. Given this scenario, the objective of this research was to identify and analyze the media consumption related to sports virtualization and its influence in shaping the bodies. It is a descriptive field with a qualitative approach performed with 50 students in the youth age range of 15-24 years old from public High School and College at the University of Pernambuco - UPE, Recife - PE, Brazil. The assessment was made through the Content Analysis. The results indicate that the media sportive virtualization is marked by spectacularized playback. This virtualization leads to the understanding of a multifaceted body constitution both in the teleshow sport and in the body and/or virtual practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564-
dc.date.accessioned2024-05-07T21:15:49Z-
dc.date.available2024-05-07-
dc.date.available2024-05-07T21:15:49Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectVirtualização do corpopt_BR
dc.subjectCorpo humano - virtualizaçãopt_BR
dc.subjectJogos de vídeopt_BR
dc.subjectEsportes - virtualizaçãopt_BR
dc.subjectVirtualização esportivapt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectRepresentação esportiva corporal - jogos de vídeopt_BR
dc.subjectCultura corporal de movimentopt_BR
dc.subjectVirtualização esportivapt_BR
dc.subjectConsumo midiático - esportes - virtualizaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdopt_BR
dc.subjectEspetacularização esportiva midiáticapt_BR
dc.subjectBody virtualizationpt_BR
dc.subjectHuman body - virtualizationpt_BR
dc.subjectVideo gamespt_BR
dc.subjectSports - virtualizationpt_BR
dc.subjectSports virtualizationpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectBody sports representation - video gamespt_BR
dc.subjectMovement body culturept_BR
dc.subjectSports virtualizationpt_BR
dc.subjectMedia consumption - sports - virtualizationpt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subjectMedia sports spectaclept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.creatorSANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.-
dc.creatorSILVA, Priscilla Pinto Costa da.-
dc.creatorSANTOS, Ana Raquel Mendes dos.-
dc.creatorFREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe virtualized body in technological relations with the sport in video games and informational media.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Ana Raquel Mendes dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais. J. Phys. Educ. v. 29, e2923, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CORPO VIRTUALIZADO NAS RELAÇÕES TECNOLÓGICAS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2018.pdfO corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais. - Artigo de Periódico CDSA 2018358.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.