Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35574
Title: Virtualização esportiva e os novos paradigmas para o movimento humano.
Other Titles: Sportive virtualization and the new paradigms for the human movement.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.
CAMINHA, Iraquitan de Oliveira.
SILVA, Priscilla Pinto Costa da.
Keywords: Jogos de vídeo;Virtualização esportiva;Interface usuário-computador;Corpo humano - virtualização;Esporte virtual;Cultura corporal de movimento;Análise de Conteúdo - Bardin;Jogos eletrônicos;Video games;Sports virtualization;User-computer interface;Human body - virtualization;Virtual sport;Movement body culture;Content Analysis - Bardin;Electronic games
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira; SILVA, Priscilla Pinto Costa da. Virtualização esportiva e os novos paradigmas para o movimento humano. Motriz, Rio Claro, v.17 n.4, p.600-609, out./dez. 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35574
???metadata.dc.description.resumo???: esporte virtual proveniente das novas vivências eletrônicas se revela como um importante fenômeno do processo de virtualização das experiências corporais. Tal processo mostra que as interações entre o que é atual e virtual extrapolam as barreiras de tempo e espaço intensificando as sensações em novas formas de vivências esportivas. O objetivo foi analisar os processos de virtualização esportiva, ligados aos jogos eletrônicos, sua interferência na cultura corporal de movimento e quais as possíveis implicações para a Educação Física. A metodologia foi a qualitativa descritiva de campo, em que foram realizadas entrevistas semi-padronizadas com 30 atores sociais, entre 11 e 15 anos de idade, do Ensino Fundamental II de duas escolas da rede pública e privada do estado da Paraíba e os dados foram tratados através da Análise de Conteúdo de Bardin. A análise dos discursos apontou os jogos eletrônicos como um relevante instrumento de socialização, diversão e aprendizagem.
Abstract: The coming of the new virtual sports experiences electronic reveals an important phenomenon in the process of virtualization of body experiences. This process shows that the interactions between what is actual and virtual transcend the barriers of space and time intensifying the sensations in new forms of sports experiences. The objective was to analyze the processes of sports virtualization, in relation to videogames, its interference in the culture of body movement and its possible implications for Physical Education. The methodology was a field research with descriptive qualitative approach. Semi-standardized interviews were accomplished with 30 social actors, between 11 and 15 years of age in middle school (upper primary or lower secondary) in two public schools and private schools in the state of Paraiba - Brazil and the data were processed through Bardin‟s Content Analysis. The discourse analyses proved the games to be an important instrument of socialization, fun and learning.
Keywords: Jogos de vídeo
Virtualização esportiva
Interface usuário-computador
Corpo humano - virtualização
Esporte virtual
Cultura corporal de movimento
Análise de Conteúdo - Bardin
Jogos eletrônicos
Video games
Sports virtualization
User-computer interface
Human body - virtualization
Virtual sport
Movement body culture
Content Analysis - Bardin
Electronic games
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35574
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIRTUALIZAÇÃO ESPORTIVA E OS NOVOS PARADIGMAS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2011.pdfVirtualização esportiva e os novos paradigmas para o movimento humano. - Artigo de Periódico CDSA 2011218.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.