Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593
Title: Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.
Other Titles: Conversations between psychology and education in practices of moralization, standardization, and legalists.
Charlas entre Psicologia y Educación en prácticas de moralización, normalización y legalistas.
???metadata.dc.creator???: GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
NASCIMENTO, Maria Livia do.
TOMAZ, Luanna.
Keywords: Democracia;Psicologia e Educação;Educação e Psicologia;Legalistas - práticas;Psicologia política;Práticas de dominação;Foucault;Ética;Democracy;Psychology and Education;Education and Psychology;Legalists - practices;Political psychology;Domination practices;Foucault;Ethic;Psicología y Educación;Educación y Psicología;Prácticas de dominación;Principio moral
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GALINDO, Dolores Cristina Gomes; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; NASCIMENTO, Maria Livia do; TOMAZ, Luanna. Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 47-54. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.
Abstract: This article approaches a bibliographical research of some concepts of Michel Foucault to think about democracy in relation to education, political psychology, and governmentality. To do so, it analyzes practices of domination, violence, and ethics, in the subjectivity and aesthetics of existence in the production of freedom. Thus, historical events are used for the problematization of the present in which we live, among them some of the so-called New Brazilian Republic and the contexts of globalization, medicalization, life endeavors, and citizenship that has been valorized by the legal and medical-psychological exception. Bringing the courage of truth to ethics, aesthetics, and politics helps us analyze issues that trouble us, cross us, move us historically to problematize certain processes of subjectivity today.
???metadata.dc.description.resumen???: En este artículo aborda un estudio de investigación bibliográica de algunos conceptos de Michel Foucault para pensar la democracia en la relación con educación, la psicología política y la mentalidad gubernamental. Para tanto, se analiza prácticas de dominación, violencia y ética, en la subjetividad y en la estética de la existencia en la producción de la libertad. Así, se ha utilizado hechos históricos para la problematización del presente en que vivimos, entre ellos algunos de la llamada Nueva República brasileña y de los contextos de mundialización, de medicalización, de emprendimientos de la vida, de la ciudadanía minimizada y valorada por la excepción jurídica y médico-psicológica. Traer el coraje de la verdad a la ética, la estética y la política nos ayuda a analizar cuestiones que nos inquietan, nos atraviesan, nos mueven históricamente a problematizar determinados procesos de subjetivación en la actualidad.
Keywords: Democracia
Psicologia e Educação
Educação e Psicologia
Legalistas - práticas
Psicologia política
Práticas de dominação
Foucault
Ética
Democracy
Psychology and Education
Education and Psychology
Legalists - practices
Political psychology
Domination practices
Foucault
Ethic
Psicología y Educación
Educación y Psicología
Prácticas de dominación
Principio moral
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONVERSAS ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO EM PRÁTICAS DE MORALIZAÇÃO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2018.pdfConversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas. - Artigo de Periódico CDSA 2018148.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.