Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.titleConversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThis article approaches a bibliographical research of some concepts of Michel Foucault to think about democracy in relation to education, political psychology, and governmentality. To do so, it analyzes practices of domination, violence, and ethics, in the subjectivity and aesthetics of existence in the production of freedom. Thus, historical events are used for the problematization of the present in which we live, among them some of the so-called New Brazilian Republic and the contexts of globalization, medicalization, life endeavors, and citizenship that has been valorized by the legal and medical-psychological exception. Bringing the courage of truth to ethics, aesthetics, and politics helps us analyze issues that trouble us, cross us, move us historically to problematize certain processes of subjectivity today.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593-
dc.date.accessioned2024-05-09T21:15:52Z-
dc.date.available2024-05-09-
dc.date.available2024-05-09T21:15:52Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectPsicologia e Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Psicologiapt_BR
dc.subjectLegalistas - práticaspt_BR
dc.subjectPsicologia políticapt_BR
dc.subjectPráticas de dominaçãopt_BR
dc.subjectFoucaultpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subjectPsychology and Educationpt_BR
dc.subjectEducation and Psychologypt_BR
dc.subjectLegalists - practicespt_BR
dc.subjectPolitical psychologypt_BR
dc.subjectDomination practicespt_BR
dc.subjectFoucaultpt_BR
dc.subjectEthicpt_BR
dc.subjectPsicología y Educaciónpt_BR
dc.subjectEducación y Psicologíapt_BR
dc.subjectPrácticas de dominaciónpt_BR
dc.subjectPrincipio moralpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGALINDO, Dolores Cristina Gomes.-
dc.creatorLEMOS, Flávia Cristina Silveira.-
dc.creatorNASCIMENTO, Maria Livia do.-
dc.creatorTOMAZ, Luanna.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConversations between psychology and education in practices of moralization, standardization, and legalists.pt_BR
dc.title.alternativeCharlas entre Psicologia y Educación en prácticas de moralización, normalización y legalistas.pt_BR
dc.identifier.citationGALINDO, Dolores Cristina Gomes; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; NASCIMENTO, Maria Livia do; TOMAZ, Luanna. Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 47-54. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593pt_BR
dc.description.resumenEn este artículo aborda un estudio de investigación bibliográica de algunos conceptos de Michel Foucault para pensar la democracia en la relación con educación, la psicología política y la mentalidad gubernamental. Para tanto, se analiza prácticas de dominación, violencia y ética, en la subjetividad y en la estética de la existencia en la producción de la libertad. Así, se ha utilizado hechos históricos para la problematización del presente en que vivimos, entre ellos algunos de la llamada Nueva República brasileña y de los contextos de mundialización, de medicalización, de emprendimientos de la vida, de la ciudadanía minimizada y valorada por la excepción jurídica y médico-psicológica. Traer el coraje de la verdad a la ética, la estética y la política nos ayuda a analizar cuestiones que nos inquietan, nos atraviesan, nos mueven históricamente a problematizar determinados procesos de subjetivación en la actualidad.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONVERSAS ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO EM PRÁTICAS DE MORALIZAÇÃO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2018.pdfConversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas. - Artigo de Periódico CDSA 2018148.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.