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Title: A figura do diabo como produção de presença no Neopentecostalismo Contemporâneo: incursões no heavy metal cristão.
Other Titles: The image of the devil as production of presence in Contemporary Neopentecostalism: Raids in Christian heavy metal.
???metadata.dc.creator???: GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
CORADINI, Angela Mastella.
Keywords: Diabo;Heavy metal cristão;Neopentecostalismo;Produção de presença - Hans Ulrich;Shows de heavy metal cristãos;Devil;Christian heavy metal;Neo-Pentecostalism;Presence production - Hans Ulrich;Christian heavy metal shows
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GALINDO, Dolores Cristina Gomes; CORADINI, Angela Mastella. A figura do diabo como produção de presença no Neopentecostalismo Contemporâneo: incursões no heavy metal cristão. Verso e Reverso, 32(81):237-246, setembro-dezembro 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35604
???metadata.dc.description.resumo???: Neste texto, argumentamos que, nos shows de heavy metal Cristão, ocorre uma dupla produção de presença, na qual a igura do diabo se constitui como presença, por meio de materialidades, em princípio seculares, as quais, desinterditadas, atuam no metal cristão. Primeiro, a presença de Deus, na Palavra, tomada como atualização do Divino, em sua dimensão material, invocada para expurgar e banir a igura do diabo situado na forma individual ou na forma de legiões que lhe é atribuída. Segundo, por meio de práticas organizadas na forma de ministérios encarregados das chamadas batalhas espirituais. Fazer presentes elementos diabólicos para depois negá-los é uma cruzada reairmada cotidianamente, no metal cristão. O texto tem como aporte teórico os estudos sobre produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht (2010–2015) e o material de pesquisa de campo sobre heavy metal cristão, e visa contribuir para delinear uma das práticas neopentecostais contemporâneas discorrendo sobre as articulações entre ministérios undergrounds criados para combater o demônio e a sonoridade heavy metal vinculada ao discurso bíblico.
Abstract: In this text, we argue that there is a double production of presence in Christian heavy metal shows. The Devil, who is constituted as a presence, through materialities, at irst secular, which, disinterested, act in the Christian metal. First, the presence of God, in the Word, taken as an actualization of the Divine in its material dimension, invoked to purge and banish the image of the devil situated in the individual form or in the form of the legions assigned to it. Second, through organized practices in the form of ministries in charge of the so-called spiritual batles. Making diabolic gifts present and then denying them is a crusade daily reairmed in the Christian metal. The text has as theoretical contribution the studies on production of presence of Hans Gumbrecht (2010–2015) and ield research content on Christian heavy metal, and aims at contributing to delineate one of contemporary neopentecostal practices and to discuss the articulations between ministries created to combat the devil and the heavy metal music linked to the biblical discourse.
Keywords: Diabo
Heavy metal cristão
Neopentecostalismo
Produção de presença - Hans Ulrich
Shows de heavy metal cristãos
Devil
Christian heavy metal
Neo-Pentecostalism
Presence production - Hans Ulrich
Christian heavy metal shows
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
Música.
Religião.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35604
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