Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo apresenta algumas reflexões sobre as práticas de governo na educação liberal brasileira e a organização do sistema escolar sob a perspectiva da governamentalidade, em Foucault, durante o século XX. Desse modo, o referencial teórico utilizado para empreender a análise inclui alguns autores/as da área educacional, assim como tenta articulá-los à discussão com alguns conceitos desenvolvidos por Foucault sobre liberalismo, governamentalidade, poder-saber, subjetividade e educação. A educação, nessa perspectiva transforma-se em um aparato de governamentalidade que constrói discursos e visibilidades que subjetivam os sujeitos de diferentes formas. No Brasil, a educação liberal aliada ao desejo de modernizar corpos e outra sociedade, engendrando formas de governo para operar sobre as esferas sociais, culturais, políticas, morais e economicamente nas vidas e corpos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.titleGovernamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis paper presents some thoughts on governance practices in the Brazilian liberal education and the organization of the school system from the perspective of governmentality in Foucault, during the twentieth century. Thus, the theoretical framework used to undertake the analysis includes some authors / the educational area, as well as attempts to link them to the discussion with some concepts developed by Foucault on liberalism, governmentality, powerknowledge, subjectivity and education. Education, in this perspective becomes one governamentality apparatus that builds speeches and visibilities that subjectify subjects in different ways. In Brazil, the liberal education combined with the desire to modernize bodies and another company, engendering forms of government to operate on the social spheres, cultural, political, ethical and economically in the lives and bodies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35627-
dc.date.accessioned2024-05-13T18:39:42Z-
dc.date.available2024-05-13-
dc.date.available2024-05-13T18:39:42Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectLiberalismopt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectFoucault - liberalismopt_BR
dc.subjectEducação liberal brasileirapt_BR
dc.subjectLiberalismpt_BR
dc.subjectGovernmentalitypt_BR
dc.subjectFoucault - liberalismpt_BR
dc.subjectBrazilian liberal educationpt_BR
dc.subjectGubernamentalidadpt_BR
dc.subjectEducación liberal brasileñapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEMOS, Flávia Cristina Silveira.-
dc.creatorBRÍCIO, Vilma Nonato de.-
dc.creatorFRANCO, Ana Carolina Farias.-
dc.creatorGALINDO, Dolores Cristina Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGovernmentality liberal in some knowledge educational and brazilian school.pt_BR
dc.title.alternativeLiberal gubernamentalidad en algun conocimiento educativo y la esuela de Brasil.pt_BR
dc.identifier.citationLEMOS, Flavia Cristina Silveira; BRÍCIO, Vilma Nonato de; FRANCO, Ana Carolina Farias. GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Governamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros. Rev. Polis e Psique, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35627pt_BR
dc.description.resumenEste artículo presenta algunas reflexiones sobre las prácticas de gobierno en la educación liberal brasileño y la organización del sistema escolar desde la perspectiva de la gubernamentalidad en Foucault, durante el siglo XX. Por lo tanto, el marco teórico utilizado para llevar a cabo el análisis incluye algunos autores / el área educativa, así como los intentos de vincularlos a la discusión con algunos conceptos desarrollados por Foucault en el liberalismo, la gubernamentalidad, poder-saber, la subjetividad y la educación. La educación, en esta perspectiva se convierte en un aparato gubernamentalidad que construye discursos y visibilidades que subjetivar temas de diferentes maneras. En Brasil, la educación liberal combina con el deseo de modernizar los cuerpos y otra empresa, generando formas de gobierno para operar en los ámbitos social, cultural, político, ético y costado la vida y cuerpos.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GOVERNAMENTALIDADE LIBERAL EM ALGUNS SABERES EDUCACIONAIS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2017.pdfGovernamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros. - Artigo de Periódico CDSA 2017151.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.