Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoPor meio do processo de invenção de um trabalho de dança-pesquisa narramos como foram se produzindo as propriedades do corpo em dança, procurando tornar visíveis arranjos mínimos e talvez desprezíveis se vistos num plano panorâmico. Trata-se, portanto, de uma narrativa que se insere numa problemática mais ampla, enunciada por Latour (2008a) como dizendo respeito às conversas sobre o corpo, ou seja, aos modos como os corpos são mobilizados nos relatos daquilo que fazem. Trabalhamos uma narrativa do mínimo que é diversa da oposição entre micro e macro, procurando dar conta da eclosão das propriedades corporais vistas como acontecimentos dos quais podemos rastrear a emergência nas diferenças que fazem o corpo sensível e que, por sua vez, co-constituem esse corpo que não está dado de antemão. Discorrese sobre as propriedades corporais que foram produzidas num experimento de dança-pesquisa, intitulado De Conceitos criado a partir de um poema visual escrito por Silva Freire.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.titleDançar a visualidade de um poema e a eclosão de propriedades corporais.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis paper discusses the bodily properties produced in a dance-research experiment titled De Conceitos (On Concepts) created from a visual poem written by Silva Freire. Through the process of invention within this dance-research project, we offer an account of how bodily properties in dance come to be produced and try to render visible the minimal—and possibly dismissible—gestures which are lost when dance is viewed on a panoramic scale. Thus, it is a matter of a narrative imbricated into a broader problematisation, as put forward by Latour (2008a), with respect to the on-going conversation on the body and the modes by which these are mobilised in narrative accounts of what they do. We work a narrative of the minimal, which is transversal to the polar opposition of micro and macro, in an attempt to relate the emergence of bodily properties as events through which we can trace the effusion of difference which makes the body sensitive and in turn co-constitutes a body which is not given a priori.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35631-
dc.date.accessioned2024-05-13T19:23:05Z-
dc.date.available2024-05-13-
dc.date.available2024-05-13T19:23:05Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectDança e Psicologiapt_BR
dc.subjectCorpo e dançapt_BR
dc.subjectVisualidadespt_BR
dc.subjectPropriedades corporaispt_BR
dc.subjectExperimento de dança-pesquisapt_BR
dc.subjectDança-pesquisa - experimentopt_BR
dc.subjectDance and Psychologypt_BR
dc.subjectBody and dancept_BR
dc.subjectVisualspt_BR
dc.subjectBody propertiespt_BR
dc.subjectDance-research experimentpt_BR
dc.subjectDance-research - experimentpt_BR
dc.subjectDanza y Psicologíapt_BR
dc.subjectCuerpo y danzapt_BR
dc.subjectImágenespt_BR
dc.subjectPropiedades corporalespt_BR
dc.subjectExperimento de investigación sobre danzapt_BR
dc.subjectInvestigación sobre danza - experimentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMILIOLI, Danielle.-
dc.creatorGALINDO, Dolores Cristina Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDancing the visuality of a poem and the emergence of bodily properties.pt_BR
dc.title.alternativeDanzar la visualidad de un poema y la eclosión de propriedades corporales.pt_BR
dc.identifier.citationMILIOLI, Danielle; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Dançar a visualidade de um poema e a eclosão de propriedades corporais. Rev. Polis e Psique, 5(3), 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35631pt_BR
dc.description.resumenPartiendo del proceso de creación de una danza-investigación, en este artículo narramos la producción de atributos corporales en la danza por medio de movimientos mínimos y quizá insignificantes desde una mirada panorámica. Para ello, escribimos una narrativa que se inscribe en una problemática más amplia que corresponde a las conversaciones a respecto de las formas por la cuales los cuerpos son movilizados en los informes que de ellos son escritos. Trabajamos una narrativa de lo mínimo que se aleja de la oposición entre micro y macro, trabajamos una narrativa que habla de la aparición de las propiedades corporales definidas como acontecimientos – eclosiones - que se pueden rastrear su aparición en las diferencias que producen un cuerpo sensible y que, a su vez, co-constituyen este cuerpo que no recibe su conformación de antemano. Abordamos, en específico, las propiedades corporales que se produjeron en el experimento de danza-investigación, titulado De Conceptos, creado con base en un poema visual de Silva Freire.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANÇAR A VISUALIDADE DE UM POEMA E A ECLOSÃO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2016.pdfDançar a visualidade de um poema e a eclosão - Artigo de Periódico CDSA 2016.105.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.