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Title: Implementação de ouvidoria como instrumento de participação e controle em São João do Tigre - PB.
Other Titles: Implementation of an ombudsman as an instrument of participation and control in São João do Tigre - PB.
???metadata.dc.creator???: SATURNO, Thayssa Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Allan Gustavo Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PAULINO, Bárbara Barros.
Keywords: Ouvidoria;São João do Tigre – PB - ouvidoria;Transparência;Participação cidadã;Ombudsman;São João do Tigre – PB - ombudsman.;Transparency;Citizen participation
Issue Date: 16-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SATURNO, Thayssa Duarte. Implementação de ouvidoria como instrumento de participação e controle em São João do Tigre - PB. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35651
???metadata.dc.description.resumo???: A ouvidoria é uma instância de controle social que desempenha um papel fundamental na promoção da transparência, accountability e na garantia dos direitos dos cidadãos. Ao estabelecer canais eficazes de comunicação entre a população e a administração pública, possibilita-se a identificação e resolução de problemas, bem como o aprimoramento contínuo dos serviços públicos. O objetivo geral do estudo é investigar a necessidade da implementação de uma ouvidoria no munícipio de São João do Tigre-PB, a partir da ótica dos secretários da gestão pública municipal. Já quanto aos objetivos específicos têm-se: avaliar a estrutura atual de participação no município de São João do Tigre; propor estratégias para fortalecer e efetivar a ouvidoria como mecanismo de participação e controle; apresentar ações/características para ampliação na comunicação entre usuários, servidores e a alta direção municipal. Metodologicamente, este estudo está classificado em descritivo, exploratório, de natureza qualitativa e através de referências bibliográficas com estudo de caso feito no município de São João do Tigre, Paraíba. Os resultados da pesquisa destacam a ausência de mecanismos apropriados para a escuta dos munícipes, nesse contexto, a implementação de uma ouvidoria emerge como imperativa para preencher essa lacuna. Concluiu-se, portanto, que a implementação de uma ouvidoria seria altamente benéfica, para esclarecer conceitos de efetividade, promover transparência pública e potencializar a participação cidadã, suprindo uma lacuna identificada na estrutura atual do município.
Abstract: The ombudsman is a social control instance that plays a fundamental role in promoting transparency, accountability, and guaranteeing citizens’ rights. By establishing effective communication channels between the population and the public administration, it enables the identification and resolution of issues, as well as the continuous improvement of public services. The overall objective of the study is to investigate the need for implementing na ombudsman’s office in the municipality of São João do Tigre-PB, from the perspective of municipal public management secretaries. As for the specific objectives, they are: to assess the current structure of participation in São João do Tigre; to propose strategies to strengthen and make the ombudsman’s office more effective as a mechanism for participation and control; to presente actions aimed at enhancing communication betweenn users, employees, and municipal sênior management. Methodologically, this study is classified as descriptive-exploratory, of a qualitative nature, and based on bibliographical references, with a case study conducted in the municipality of São João do Tigre, Paraíba. The research findings highlight the absence of adequate mechanisms for listening to the municipality’s residents. In this context, the implementation of an ombudsman emerges as imperative to fill this gap. The conclusion drawn is that the implementation of an ombudsman’s office would be highly beneficial in clarifying concepts of effectiveness, promoting public transparency, and enhancing citizen participation, thus addressing a gap identified in the current structure of the municipality.
Keywords: Ouvidoria
São João do Tigre – PB - ouvidoria
Transparência
Participação cidadã
Ombudsman
São João do Tigre – PB - ombudsman.
Transparency
Citizen participation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pública.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35651
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