Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35651
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSATURNO, T. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6703327785141509pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Luiz Antônio Coelho da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, L. A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781635627109670pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, A. G. F.pt_BR
dc.contributor.referee2PAULINO, Bárbara Barros.-
dc.contributor.referee2IDPAULINO, B. B.pt_BR
dc.description.resumoA ouvidoria é uma instância de controle social que desempenha um papel fundamental na promoção da transparência, accountability e na garantia dos direitos dos cidadãos. Ao estabelecer canais eficazes de comunicação entre a população e a administração pública, possibilita-se a identificação e resolução de problemas, bem como o aprimoramento contínuo dos serviços públicos. O objetivo geral do estudo é investigar a necessidade da implementação de uma ouvidoria no munícipio de São João do Tigre-PB, a partir da ótica dos secretários da gestão pública municipal. Já quanto aos objetivos específicos têm-se: avaliar a estrutura atual de participação no município de São João do Tigre; propor estratégias para fortalecer e efetivar a ouvidoria como mecanismo de participação e controle; apresentar ações/características para ampliação na comunicação entre usuários, servidores e a alta direção municipal. Metodologicamente, este estudo está classificado em descritivo, exploratório, de natureza qualitativa e através de referências bibliográficas com estudo de caso feito no município de São João do Tigre, Paraíba. Os resultados da pesquisa destacam a ausência de mecanismos apropriados para a escuta dos munícipes, nesse contexto, a implementação de uma ouvidoria emerge como imperativa para preencher essa lacuna. Concluiu-se, portanto, que a implementação de uma ouvidoria seria altamente benéfica, para esclarecer conceitos de efetividade, promover transparência pública e potencializar a participação cidadã, suprindo uma lacuna identificada na estrutura atual do município.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública.pt_BR
dc.titleImplementação de ouvidoria como instrumento de participação e controle em São João do Tigre - PB.pt_BR
dc.date.issued2024-04-16-
dc.description.abstractThe ombudsman is a social control instance that plays a fundamental role in promoting transparency, accountability, and guaranteeing citizens’ rights. By establishing effective communication channels between the population and the public administration, it enables the identification and resolution of issues, as well as the continuous improvement of public services. The overall objective of the study is to investigate the need for implementing na ombudsman’s office in the municipality of São João do Tigre-PB, from the perspective of municipal public management secretaries. As for the specific objectives, they are: to assess the current structure of participation in São João do Tigre; to propose strategies to strengthen and make the ombudsman’s office more effective as a mechanism for participation and control; to presente actions aimed at enhancing communication betweenn users, employees, and municipal sênior management. Methodologically, this study is classified as descriptive-exploratory, of a qualitative nature, and based on bibliographical references, with a case study conducted in the municipality of São João do Tigre, Paraíba. The research findings highlight the absence of adequate mechanisms for listening to the municipality’s residents. In this context, the implementation of an ombudsman emerges as imperative to fill this gap. The conclusion drawn is that the implementation of an ombudsman’s office would be highly beneficial in clarifying concepts of effectiveness, promoting public transparency, and enhancing citizen participation, thus addressing a gap identified in the current structure of the municipality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35651-
dc.date.accessioned2024-05-14T21:17:42Z-
dc.date.available2024-05-14-
dc.date.available2024-05-14T21:17:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOuvidoriapt_BR
dc.subjectSão João do Tigre – PB - ouvidoriapt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectParticipação cidadãpt_BR
dc.subjectOmbudsmanpt_BR
dc.subjectSão João do Tigre – PB - ombudsman.pt_BR
dc.subjectTransparencypt_BR
dc.subjectCitizen participationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSATURNO, Thayssa Duarte.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImplementation of an ombudsman as an instrument of participation and control in São João do Tigre - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSATURNO, Thayssa Duarte. Implementação de ouvidoria como instrumento de participação e controle em São João do Tigre - PB. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35651pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAYSSA DUARTE SATURNO - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2024..pdfThayssa Duarte Saturno - TCC Gestão Pública CDSA 20241.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.