Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
Title: A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.
Other Titles: The production of the teaching resource “word search notebook for teaching geography” as a facilitator of learning in rural schools.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, Juciquele Kaliny de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES, Denise Xavier.
Keywords: Recurso didático;Escolas do campo;Caderno de caça-palavras;Ensino de Geografia;Educação do Campo;Teaching resource;Country schools;Word search notebook;Teaching Geography;Rural Education
Issue Date: 9-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Juciquele Kaliny de. A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo. 2024. 63f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
???metadata.dc.description.resumo???: Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo, o mesmo origina-se a partir do envolvimento com projeto de extensão intitulado “Produção de recursos didáticos no ensino de geografia para as escolas do campo”. Realizado pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo – LEGECAMPO, durante o ano de 2022, desenvolvido na escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz no município de Sumé- PB. A intencionalidade dessa ação no âmbito do projeto foi a criação de um caderno de atividades, com um compilado de caça-palavras referentes ao conteúdo da ciência geográfica, como um instrumento potencializador da aprendizagem. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral construir um recurso didático intitulado “Cadernos de Caça-Palavras para o Ensino de Geografia nas Escolas do Campo”, com temas variados que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e relatar a experiência de sua aplicação no contexto escolar. Para alcançar nossos objetivos, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, especificamente a Pesquisa Participativa. Ao final, verificamos que a utilização dos caças-palavras na ação escolar foi um reforço positivo que colaborou no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando também no desenvolvimento motor e cognitivo, além de dialogar com a realidade dos alunos.
Abstract: This monographic report presents research carried out within the scope of Geography Teaching and its relationship with Rural Education, which originates from involvement with an extension project entitled “Production of teaching resources in teaching geography for rural schools”. carried out by the Geography and Countryside Education Teaching Laboratory – LEGECAMPO, during the year 2022, developed at the Agrotechnical Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz school in the municipality of Sumé- PB. The intention of this action within the scope of the project was the creation of an activity notebook, with a compilation of word searches relating to the content of geographic science, as an instrument to enhance learning. In this way, the research had the general objective of building a teaching resource entitled “Word Search Notebooks for Geography Teaching”, with varied themes and reporting the experience of its application in the school context. To achieve our objectives, we adopted the qualitative research approach, specifically Participatory Research. In the end, we verified that the use of word searches in school activities was a positive reinforcement that contributed to the students' teaching-learning process, also helping with their motor and cognitive development, in addition to interacting with the students' reality.
Keywords: Recurso didático
Escolas do campo
Caderno de caça-palavras
Ensino de Geografia
Educação do Campo
Teaching resource
Country schools
Word search notebook
Teaching Geography
Rural Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCIQUELE KALINY DE QUEIROZ - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfJuciquele Kaliny de Queiroz - TCC Lecampo CDSA 20246 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.