Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, J. K.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8486834691615487pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.contributor.referee2TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.description.resumoEsse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo, o mesmo origina-se a partir do envolvimento com projeto de extensão intitulado “Produção de recursos didáticos no ensino de geografia para as escolas do campo”. Realizado pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo – LEGECAMPO, durante o ano de 2022, desenvolvido na escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz no município de Sumé- PB. A intencionalidade dessa ação no âmbito do projeto foi a criação de um caderno de atividades, com um compilado de caça-palavras referentes ao conteúdo da ciência geográfica, como um instrumento potencializador da aprendizagem. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral construir um recurso didático intitulado “Cadernos de Caça-Palavras para o Ensino de Geografia nas Escolas do Campo”, com temas variados que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e relatar a experiência de sua aplicação no contexto escolar. Para alcançar nossos objetivos, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, especificamente a Pesquisa Participativa. Ao final, verificamos que a utilização dos caças-palavras na ação escolar foi um reforço positivo que colaborou no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando também no desenvolvimento motor e cognitivo, além de dialogar com a realidade dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleA produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2024-05-09-
dc.description.abstractThis monographic report presents research carried out within the scope of Geography Teaching and its relationship with Rural Education, which originates from involvement with an extension project entitled “Production of teaching resources in teaching geography for rural schools”. carried out by the Geography and Countryside Education Teaching Laboratory – LEGECAMPO, during the year 2022, developed at the Agrotechnical Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz school in the municipality of Sumé- PB. The intention of this action within the scope of the project was the creation of an activity notebook, with a compilation of word searches relating to the content of geographic science, as an instrument to enhance learning. In this way, the research had the general objective of building a teaching resource entitled “Word Search Notebooks for Geography Teaching”, with varied themes and reporting the experience of its application in the school context. To achieve our objectives, we adopted the qualitative research approach, specifically Participatory Research. In the end, we verified that the use of word searches in school activities was a positive reinforcement that contributed to the students' teaching-learning process, also helping with their motor and cognitive development, in addition to interacting with the students' reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709-
dc.date.accessioned2024-05-17T21:13:51Z-
dc.date.available2024-05-17-
dc.date.available2024-05-17T21:13:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectCaderno de caça-palavraspt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectTeaching resourcept_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectWord search notebookpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Juciquele Kaliny de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production of the teaching resource “word search notebook for teaching geography” as a facilitator of learning in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Juciquele Kaliny de. A produção do recurso didático “caderno de caça-palavras no ensino de geografia” como facilitador da aprendizagem nas escolas do campo. 2024. 63f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35709pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCIQUELE KALINY DE QUEIROZ - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfJuciquele Kaliny de Queiroz - TCC Lecampo CDSA 20246 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.