Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
Title: Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
Other Titles: About words that sell things: the glossary of risk in magazine ads.
???metadata.dc.creator???: GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
SPINK, Mary Jane P.
RIBEIRO, Raquel Noel.
ORNELLAS, Maria Annita.
Keywords: Práticas discursivas;Linguagem dos riscos;Anúncios de revistas;Revistas - anúncios;Discursive practices;Risk language;Magazine ads;Magazines - advertisements
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SPINK, Mary Jane P; RIBEIRO, Raquel Noel; ORNELLAS, Maria Annita. Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. Estudos de Psicologia. 12(1), 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo visa entender como a linguagem dos riscos, nas suas diferentes tradições (risco-perigo, risco-probabilidade e risco-aventura), é utilizada para vender produtos em anúncios veiculados em revistas vendidas em bancas. Com esse objetivo, tomamos os anúncios como gêneros de discurso que fazem circular materialidades (artefatos cotidianos) passíveis de comercialização (na forma de bens simbólicos) e que são necessariamente endereçados a públicos específicos. Foi definida uma amostra de 101 revistas com base nas categorias utilizadas pelo Anuário de Mídia - Revistas. A análise levou em consideração as palavras empregadas nos anúncios, a categoria de produtos e a temática da revista. Conclui-se que, embora os riscos vendam produtos, trata-se mais do controle de riscos potenciais do que de apologia do risco. Mesmo quando os produtos são associados ao risco-aventura, vendem-se, de fato. emoções associadas à experiência do risco que são sustentadas por uma diversidade de estratégia de segurança.
Abstract: On words that sell things:risk glossaries in media advertisements. The aim of this research was to understand how the discursive traditions (risk-danger, risk-probability and risk-adventure), is used to sell products in advertisements published in magazines sold on newsstands. With this objective, we consider advertisements as genres of discourse that circulate materialities (everyday artifacts) that can be commercialized (in the form of symbolic goods) and that are necessarily addressed to specific audiences. A sample of 101 magazines was defined based on the categories used by the Media Yearbook - Magazines. The analysis took into account the words used in the advertisements, the product category and the magazine's theme. It is concluded that, although risks sell products, it is more about controlling potential risks than about advocating risk. Even when products are associated with risk-adventure, they actually sell. emotions associated with the experience of risk that are supported by a diversity of security strategies.
Keywords: Práticas discursivas
Linguagem dos riscos
Anúncios de revistas
Revistas - anúncios
Discursive practices
Risk language
Magazine ads
Magazines - advertisements
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOBRE PALAVRA QUE VENDEM COISAS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2007.pdfSobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. - Artigo de Periódico CDSA 2007227.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.