Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo visa entender como a linguagem dos riscos, nas suas diferentes tradições (risco-perigo, risco-probabilidade e risco-aventura), é utilizada para vender produtos em anúncios veiculados em revistas vendidas em bancas. Com esse objetivo, tomamos os anúncios como gêneros de discurso que fazem circular materialidades (artefatos cotidianos) passíveis de comercialização (na forma de bens simbólicos) e que são necessariamente endereçados a públicos específicos. Foi definida uma amostra de 101 revistas com base nas categorias utilizadas pelo Anuário de Mídia - Revistas. A análise levou em consideração as palavras empregadas nos anúncios, a categoria de produtos e a temática da revista. Conclui-se que, embora os riscos vendam produtos, trata-se mais do controle de riscos potenciais do que de apologia do risco. Mesmo quando os produtos são associados ao risco-aventura, vendem-se, de fato. emoções associadas à experiência do risco que são sustentadas por uma diversidade de estratégia de segurança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.titleSobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.description.abstractOn words that sell things:risk glossaries in media advertisements. The aim of this research was to understand how the discursive traditions (risk-danger, risk-probability and risk-adventure), is used to sell products in advertisements published in magazines sold on newsstands. With this objective, we consider advertisements as genres of discourse that circulate materialities (everyday artifacts) that can be commercialized (in the form of symbolic goods) and that are necessarily addressed to specific audiences. A sample of 101 magazines was defined based on the categories used by the Media Yearbook - Magazines. The analysis took into account the words used in the advertisements, the product category and the magazine's theme. It is concluded that, although risks sell products, it is more about controlling potential risks than about advocating risk. Even when products are associated with risk-adventure, they actually sell. emotions associated with the experience of risk that are supported by a diversity of security strategies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714-
dc.date.accessioned2024-05-17T21:40:11Z-
dc.date.available2024-05-17-
dc.date.available2024-05-17T21:40:11Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectPráticas discursivaspt_BR
dc.subjectLinguagem dos riscospt_BR
dc.subjectAnúncios de revistaspt_BR
dc.subjectRevistas - anúnciospt_BR
dc.subjectDiscursive practicespt_BR
dc.subjectRisk languagept_BR
dc.subjectMagazine adspt_BR
dc.subjectMagazines - advertisementspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGALINDO, Dolores Cristina Gomes.-
dc.creatorSPINK, Mary Jane P.-
dc.creatorRIBEIRO, Raquel Noel.-
dc.creatorORNELLAS, Maria Annita.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAbout words that sell things: the glossary of risk in magazine ads.pt_BR
dc.identifier.citationGALINDO, Dolores Cristina Gomes; SPINK, Mary Jane P; RIBEIRO, Raquel Noel; ORNELLAS, Maria Annita. Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. Estudos de Psicologia. 12(1), 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOBRE PALAVRA QUE VENDEM COISAS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2007.pdfSobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. - Artigo de Periódico CDSA 2007227.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.