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dc.description.resumoEste capítulo nasce do interesse em pensar os protagonismos das mulheres, na interface da História Oral com a Psicologia e a Antropologia para traçar movimentos que têm reivindicado o trabalho com memórias orais de grupos que foram alvo de invisibilidade ou de desqualificação historicamente, em função de arquivos oficiais não trazerem os feitos de mulheres como importantes nas Amazônias e em outros territórios, como o Pantanal, por exemplo. Pensar a transdisciplinaridade no campo epistemológico e nas conversas múltiplas de saberes, conceitos, teorias e práticas sociais é um desafio relevante na atualidade e uma demanda que se faz pelas preocupações éticas, estéticas e políticas diante das intolerâncias vividas na sociedade que não podem mais ser ignoradas e, muito menos, repetidas, banalizadas e naturalizadas. Assim, busca-se colocar em xeque a versão da História tradicional que só valorizava os documentos do Estado, produzindo apagamentos das existências de quem era classificado como estando em condição de subalternidade. Também vale salientar que é crucial criar insurgências contra a escrita que só registrava infâmias e desvios sociais das pessoas e grupos que eram vistos e tratados como não humanos, como menos cidadãos, como não importantes e cujos fazeres eram definidos como irrelevantes para a sociedade. A partir da década de 60, no século XX, a História Cultural como terceira geração do Movimento da Escola dos Annales passou a questionar as ausências, silêncios, interdições e limites da historiografia e das maneiras de fabricar arquivos e de estudá-los. As metodologias usadas para analisar fontes documentais eram interrogadas e os temas que eram pesquisados também passaram a ser alvo de problematização (FARGE, 2009; 2011). Desse modo, busca-se, com este artigo, construir um texto que aborda novas maneiras de usar os arquivos, discussões a respeito do uso de memórias orais como fontes e a ampliação dos temas e das abordagens dos estudos históricos em diálogo com a História, com Psicologia e a com a Antropologia, sobretudo, dando ênfase à escrita de mulheres e a seus protagonismos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleMulheres Protagonistas da História e Psicologia: artesania com memórias-arquivos nas amazônias.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35723-
dc.date.accessioned2024-05-20T17:29:34Z-
dc.date.available2024-05-20-
dc.date.available2024-05-20T17:29:34Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectMulheres protagonistaspt_BR
dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectArquivospt_BR
dc.subjectMulheres e Históriapt_BR
dc.subjectMulheres e Psicologiapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectLeading womenpt_BR
dc.subjectFemale protagonismpt_BR
dc.subjectMemoirspt_BR
dc.subjectFilespt_BR
dc.subjectWomen and Historypt_BR
dc.subjectWomen and Psychologypt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEMOS, Flávia Cristina Silveira.-
dc.creatorGALINDO, Dolores Cristina Gomes.-
dc.creatorSANTOS, Daniele Vasco.-
dc.creatorMORAES, Adriana Helena Moraes e.-
dc.creatorFRANCO, Ana Carolina Farias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWomen Protagonists of History and Psychology: crafts with archival memories in the Amazon.pt_BR
dc.identifier.citationLEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SANTOS, Daniele Vasco; MORAES, Adriana Helena Moraes e; FRANCO, Ana Carolina Farias. Mulheres Protagonistas da História e Psicologia: artesania com memórias-arquivos nas amazônias. In: MONTEIRO, Luz Morais; ALMEIDA, Ricardo Monteiro Guedes de. (Org.). Psicologias na Amazônia e no Cerrado: visibilizando saberes, subvertendo práticas. 1ed. Palmas: EDUFT, 2023. Cap. 2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35723pt_BR
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