Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35738
Title: A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.
Other Titles: Children's poetry in the formation of literary readers: proposed activities for the 6th year / Giovanna Sampaio Ferreira.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Giovanna Sampaio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIGUEIRÊDO , Ferdinando de Oliveira.
Keywords: Literatura infantil;Poesia infantil;Formação de leitor;Leitor literário;Criança e literatura;Children's literature;Children's poetry;Reader training;Literary reader;Children and literature
Issue Date: 1-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Giovana Sampaio. A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo abordar o gênero poesia infantil como ferramenta na formação do leitor literário. Tem o próposito de esclarecer o viés histórico do conceito de infância e a relação entre criança, literatura e a escola. Além disso, esta pesquisa traz análise das características do gênero poesia e dos benefícios que se têm em seu estudo na sala de aula. Por fim, será apresentada uma sequência didática baseada em Cosson (2009) voltada aos alunos do 6º do ensino fundamental II ultilizando algumas formas poéticas. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo, fundamentado em Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), dentre outros estudiosos da área, que tiveram uma grande contribuição para a realização deste trabalho. A pesquisa encontra no gênero poesia infantil diversas concepções que o fazem uma eficiente ferramenta na formação leitora de crianças.
Abstract: This research aims to address the children's poetry genre as a tool in the formation of literary readers. Its purpose is to clarify the historical bias of the concept of childhood and the relationship between children, literature and school. Furthermore, this research presents an analysis of the characteristics of the poetry genre and the benefits of studying it in the classroom. Finally, a didactic sequence based on Cosson (2009) will be presented external to 6th grade students using some poetic forms. This is a bibliographical and qualitative research, based on Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), among other scholars in the area, who had a great contribution to the completion of this work. The research finds in the children's poetry genre several concepts that make it an efficient tool in training children as readers.
Keywords: Literatura infantil
Poesia infantil
Formação de leitor
Leitor literário
Criança e literatura
Children's literature
Children's poetry
Reader training
Literary reader
Children and literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35738
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIOVANNA SAMPAIO FERREIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUESA. CFP 2023.pdfGiovanna Sampaio Ferreira. Monografia Letras Língua - Portuguesa. CFP. 2023. 1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.