Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.-
dc.contributor.advisor1IDQUEIROGA, M. Gpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1587726556477554pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Elri Bandeira de.-
dc.contributor.referee2FIGUEIRÊDO , Ferdinando de Oliveira.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo abordar o gênero poesia infantil como ferramenta na formação do leitor literário. Tem o próposito de esclarecer o viés histórico do conceito de infância e a relação entre criança, literatura e a escola. Além disso, esta pesquisa traz análise das características do gênero poesia e dos benefícios que se têm em seu estudo na sala de aula. Por fim, será apresentada uma sequência didática baseada em Cosson (2009) voltada aos alunos do 6º do ensino fundamental II ultilizando algumas formas poéticas. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo, fundamentado em Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), dentre outros estudiosos da área, que tiveram uma grande contribuição para a realização deste trabalho. A pesquisa encontra no gênero poesia infantil diversas concepções que o fazem uma eficiente ferramenta na formação leitora de crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.pt_BR
dc.date.issued2023-12-01-
dc.description.abstractThis research aims to address the children's poetry genre as a tool in the formation of literary readers. Its purpose is to clarify the historical bias of the concept of childhood and the relationship between children, literature and school. Furthermore, this research presents an analysis of the characteristics of the poetry genre and the benefits of studying it in the classroom. Finally, a didactic sequence based on Cosson (2009) will be presented external to 6th grade students using some poetic forms. This is a bibliographical and qualitative research, based on Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), among other scholars in the area, who had a great contribution to the completion of this work. The research finds in the children's poetry genre several concepts that make it an efficient tool in training children as readers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35738-
dc.date.accessioned2024-05-21T18:00:48Z-
dc.date.available2024-05-21-
dc.date.available2024-05-21T18:00:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectLeitor literáriopt_BR
dc.subjectCriança e literaturapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectChildren's poetrypt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectLiterary readerpt_BR
dc.subjectChildren and literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Giovanna Sampaio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildren's poetry in the formation of literary readers: proposed activities for the 6th year / Giovanna Sampaio Ferreira.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Giovana Sampaio. A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIOVANNA SAMPAIO FERREIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUESA. CFP 2023.pdfGiovanna Sampaio Ferreira. Monografia Letras Língua - Portuguesa. CFP. 2023. 1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.