Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, J. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1355128081383769pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Maria Vanice Lacerda de.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. V. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583361104101777pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Erik Viana Carlos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.description.resumoA argumentação é um recurso que utilizamos tanto na fala quanto na escrita. Através dela, buscamos fazer com que outras pessoas concordem com nossa opinião e, em textos específicos, como na redação do ENEM, colaboramos para a defesa de uma tese em relação a um tema. Nesse contexto, no presente trabalho, o objetivo geral é analisar o papel das conjunções explicativas no processo de construção da argumentação em textos dissertativo-argumentativos e, como objetivos específicos, identificar, nas redações, a ocorrência das conjunções explicativas; bem como compreender as relações de sentido entre elas e a oração a que pertencem, além de investigar a adequação do emprego dessas conjunções e as possibilidades intencionais do produtor ao utilizá-las para a defesa da tese. Para atingir os objetivos propostos, num primeiro momento foi construído o arcabouço teórico sobre o tema, com base, principalmente, nos estudos de Azeredo (2010), Bechara (2003), Câmara Júnior (2011), Koch (1993, 2003; 2014), Lima (2012), Marcuschi (2010), entre outros. Posteriormente, foi realizada a seleção do corpus do trabalho, as redações fazem parte de um banco de dados disponibilizado pelo INEP e por outras mídias, sendo que as que serão analisadas estão disponíveis no site do G1 - educação. Assim, neste trabalho, com os estudos acerca da construção da argumentação e do uso e sentido das conjunções explicativas, tivemos o objetivo de colaborar com estudos futuros, a fim de que tanto professores quanto alunos possam discutir possibilidades de construção de textos argumentativos com o auxílio das conjunções, numa perspectiva do trabalho com o ensino da gramática contextualizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleUma análise semântico-discursiva das conjunções explicativas no texto dissertativo-argumentativo.pt_BR
dc.date.issued2023-11-16-
dc.description.abstractArgumentation is a resource that we use both in speaking and writing. Through it, we seek to make other people agree with our opinion and, in specific texts, such as the ENEM essay, we collaborate to defend a thesis in relation to a topic. In this context, in the present work, the general objective is to analyze the role of explanatory conjunctions in the process of constructing argumentation in dissertation-argumentative texts and, as specific objectives, to identify, in essays, the occurrence of explanatory conjunctions; as well as understand the relationships of meaning between them and the sentence to which they belong, in addition to investigate the appropriateness of using these conjunctions and the producer's intentional possibilities when using them to defend the thesis. To achieve the proposed objectives, initially the theoretical framework on the topic was constructed, based mainly on studies by Azeredo (2010), Bechara (2003), Câmara Júnior (2011), Koch (1993, 2003; 2014), Lima (2012), Marcuschi (2010), between others. Subsequently, the corpus of work was selected, the essays are part of a database available by INEP and made available to other media, and those that will be analyzed are available on the G1 - Education website. Thus, in this work, with studies on the construction of argumentation and the use and meaning of explanatory conjunctions, we aimed to collaborate with future studies, so that both teachers and students can discuss possibilities for constructing argumentative texts with the help of conjunctions, from a perspective of working with the teaching of contextualized grammar.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35742-
dc.date.accessioned2024-05-21T18:46:07Z-
dc.date.available2024-05-21-
dc.date.available2024-05-21T18:46:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectConjunções explicativaspt_BR
dc.subjectConstrução da Argumentaçãopt_BR
dc.subjectTexto dissertativo - Argumentativopt_BR
dc.subjectText genrept_BR
dc.subjectExplanatory conjunctionspt_BR
dc.subjectConstruction of the Argumentpt_BR
dc.subjectDissertation text - Argumentativept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, José Aldo Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA semantic-discursive analysis of explanatory conjunctions in the dissertation-argumentative text.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, José Aldo Santos. Uma análise semântico-discursiva das conjunções explicativas no texto dissertativo-argumentativo. 2023. 71f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ALDO SANTOS FERREIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfJosé Aldo Santos Ferreira. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023. 478.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.