Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35775
Title: As tecnologias sociais nas escolas do/no campo no Cariri Paraibano e suas interfaces na construção da educação contextualizada no currículo escolar.
Other Titles: Social technologies in rural schools in Cariri Paraibano and their interfaces in the construction of education contextualized in the school curriculum.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Moizés de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LIMA, Aldinete Silvino de.
Keywords: Escolas do campo;Educação do Campo;Tecnologias sociais;Educação contextualizada;Currículo escolar;Convivência com o semiárido;Country schools;Rural Education;Social technologies;Contextualized education;School curriculum;Coexistence with the semi-arid region
Issue Date: 9-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Moizés de Souza. As tecnologias sociais nas escolas do/no campo no Cariri Paraibano e suas interfaces na construção da educação contextualizada no currículo escolar. 2024. 54f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35775
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa intutulada “As tecnologias sociais nas escolas do/no campo no cariri paraibano e suas interfaces na construção da educação contextualizada no currículo escolar” faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores e Prática Pedagógica – Nupeforp que teve por objetivo geral identificar quais as tecnologias sociais estão presentes nas escolas do campo localizadas no Cariri Paraibano e o modo as mesmas estão inseridas no currículo escolar numa perspectiva de contextualização da Educação. Para tanto, tivemos como objetivos específicos: Mapear as tecnologias sociais presentes nas escolas no campo do Cariri paraibano; Identificar como as tecnologias sociais foram implantadas nas escolas e como se dá seu acompanhamento como práticos educativos e verificar de que forma as tecnologias sociais são abordadas na prática pedagógica do professor e sua contribuição na contextualização do currículo. A abordagem qualitativa, numa perspectiva descritiva, orientou os procedimentos que foram utilizados, que consistiu em duas etapas: estudo exploratório e a pesquisa de campo (Gil, 2010). O Campo da Pesquisa se deu em duas escolas do campo em municípios do cariri paraibano, que possuem em sua área diferentes tecnologias sociais implantadas, e os participantes da pesquisa foram os coordenadores pedagógicos e os professores/as das referidas escolas. Verificamos no final da pesquisa que as TS são de extrema importância tanto para escola quanto para comunidade, pois ela contribui para uma nova visão de fazer Educação escolar e também a não escolar, ou seja, contribuem para que tenha uma Educação Contextualizada e um currículo contextualizado, respeitando as múltiplas diversidades existentes no Semiárido.
Abstract: This research entitled “Social technologies in schools in the field of Cariri Paraibano and its contextualization in the school curriculum ” does part of the Center for Studies and Research in Rural Education, Training of Teachers and Pedagogical Practice – Nupeforp, whose general objective was identify which social technologies are present in rural schools located in Cariri Paraibano and the way they are inserted in the school curriculum from a perspective of contextualization of Education. For Therefore, we had the following specific objectives: Map social Technologies present in schools in the Cariri countryside of Paraíba; Identify how the social technologies were implemented in schools and how they work monitoring as educational practices and verify how the social technologies are addressed in the teacher’s pedagogical practice and their contribution to the contextualization of the curriculum. The qualitative approach, in a descriptive perspective, guided the procedures that were used, which consisted of two stages: exploratory study and field research (Gil, 2010). The Research Field took place in two rural schools in municipalities in Cariri Paraíba, which have in their area diferente social technologies implemented, and the research participants were the pedagogical coordinators and teachers from the aforementioned schools. We verified at the end of the research that ST are extremely important both for school and for the community, as it contributes to a new vision of carrying out school and non-school education, that is, they contribute to that has a Contextualized Education and a contextualized curriculum, respecting the multiple diversities existing in the Semiarid region.
Keywords: Escolas do campo
Educação do Campo
Tecnologias sociais
Educação contextualizada
Currículo escolar
Convivência com o semiárido
Country schools
Rural Education
Social technologies
Contextualized education
School curriculum
Coexistence with the semi-arid region
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35775
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOIZÉS DE SOUZA ALVES - TCC LECAMPO CDSA 2024..pdfMoizés de Souza Alves - TCC Lecampo CDSA 20241.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.