Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35781
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente texto trata de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que objetiva compreender e discutir o papel musical e social de mulheres negras, mestras no universo do coco de roda na Paraíba. A partir dos seus lugares de fala, busca-se compreender as construções de seus processos de sujeições e empoderamentos que se configuram como protagonismos de liderança na música da cultura popular paraibana. O texto baseia-se em referenciais das teorias feministas, do feminismo negro, estudos de gênero e da etnomusicologia feminista. Além da pesquisa bibliográfica, os recursos metodológicos focalizam o trabalho etnográfico composto de entrevistas, observação participativa e registro audiovisual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMúsica.pt_BR
dc.citation.issue30pt_BR
dc.titleO protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThis text addresses an ongoing doctoral research which aims to understand and discuss the musical and social role of black women, masters in the universe of coco de roda in Paraíba, Brazil. From their “places of speech”, one seeks to understand the constructions of their processes of subjection and empowerment that are configured as protagonism in the music of Paraiba's popular culture. The text is based on references from feminist theories, black feminism, gender studies and feminist ethnomusicology. In addition to bibliographic research, methodological resources focus on ethnographic work composed of interviews, participatory observation and audiovisual record.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35781-
dc.date.accessioned2024-05-24T12:45:05Z-
dc.date.available2024-05-24-
dc.date.available2024-05-24T12:45:05Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCoco de roda paraibanopt_BR
dc.subjectProtagonismo feminino negro - músicapt_BR
dc.subjectMulheres negras - coco de roda - Paraíbapt_BR
dc.subjectMulheres conquistaspt_BR
dc.subjectMúsica da Paraíbapt_BR
dc.subjectCultura popular paraibanapt_BR
dc.subjectPapel musical - mulherespt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEtnomusicologia femininapt_BR
dc.subjectRegistro audiovisual - etnomusicologiapt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectCoconut wheel from Paraíbapt_BR
dc.subjectBlack female protagonism - musicpt_BR
dc.subjectBlack women - coco de roda - Paraíbapt_BR
dc.subjectWomen achievementspt_BR
dc.subjectMusic from Paraíbapt_BR
dc.subjectParaíba popular culturept_BR
dc.subjectMusical role - womenpt_BR
dc.subjectBlack feminismpt_BR
dc.subjectGender Studiespt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectFeminine ethnomusicologypt_BR
dc.subjectAudiovisual recording - ethnomusicologypt_BR
dc.subjectParticipant observationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Erivan.-
dc.creatorSANTOS, Eurides de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Black Female Musical Protagonism in the World of the Coco de Roda of Paraíba, Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Erivan; SANTOS, Eurides de Souza. O protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano. In: XXX CONGRESSO DA ANPPOM. SIMPÓSIO MÚSICA, GÊNERO, CORPOS E SEXUALIDADES: PROCESSOS, MÉTODOS E PRÁTICAS DE PRODUÇÃO SONORA DOS ATIVISMOS FEMINISTAS DECOLONIAIS , 30., 2020, Anais [...]. Evento Online, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35781pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PROTAGONISMO MUSICAL FEMININO NEGRO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2020.pdfO protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano. - Anais de Evento CDSA 2020376.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.