Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, MICHELLE GOMES.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Heron Neves de.-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, H. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819pt_BR
dc.contributor.referee2CUNHA, Sanzia Viviane Farias F.-
dc.contributor.referee2IDFERREIRA, S. V. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507583056956538pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental caracteriza-se pelo reconhecimento e, ao mesmo tempo, aprimoramento de valores e conceitos. Tendo como ponto de partida o desenvolvimento das habilidades e contextualidade em relação ao meio. Leva a entender o quão é fundamental a mesma é, e estabelecendo interações. Foram buscados os trabalhos nas principais plataformas da Internet (Google©, Periódicos Capes®, etc.). A pesquisa foi de fevereiro a abril de 2024. Os principais termos chave foram: educação ambiental, artesanato, material reciclável. Trouxe justamente em sua concepção, a ideia de implementar formas didáticas, de trabalhar a educação ambiental em sala de aula, voltadas para à reciclagem. E ao mesmo tempo facilitar a compreensão dos alunos e comunidade em geral, da importância de preservar o meio ambiente. Por essa razão, está revisão bibliografia, trás a interação entre os trabalhos utilizados como base, bem como as ideias da autora do presente trabalho, para construir essa junção de conhecimentos. Onde essa formulação vai auxiliar na manutenção do meio ambiente, para viabilizar soluções, em cima dos problemas ambientais existentes. Dessa forma, este trabalho é indispensável para fundamentação das políticas públicas sociais, que buscam resoluções para a implementação de diferentes ferramentas, para trabalhar a referida temática dentro da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleEducação ambiental na escola: revisando a literatura com ênfase no emprego do artesanato como ferramenta didática.pt_BR
dc.date.issued2024-04-30-
dc.description.abstractEnvironmental Education is characterized by the recognition and, at the same time, improvement of values and concepts. Taking as a starting point the development of skills and contextuality in relation to the environment. It leads to understanding how fundamental it is, and establishing interactions. The works were searched on the main Internet platforms (Google©, Periódicos Capes®, etc.). The research was from February to April 2024. The main key terms were: environmental education, crafts, recyclable material. It brought precisely in its conception the idea of implementing didactic forms, of working on environmental education in the classroom, focused on recycling. And at the same time, it makes it easier for students and the community in general to understand the importance of preserving the environment. For this reason, this bibliographical review highlights the interaction between the works used as a basis, as well as the ideas of the author of this work, to build this combination of knowledge. Where this formulation will help maintain the environment, to enable solutions to existing environmental problems. Therefore, this work is essential for the foundation of public social policies, which seek resolutions for the implementation of different tools to work on the aforementioned theme within the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35809-
dc.date.accessioned2024-05-28T13:27:03Z-
dc.date.available2024-05-28-
dc.date.available2024-05-28T13:27:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambiental - escolapt_BR
dc.subjectEducação ambiental – artesanatopt_BR
dc.subjectEducação ambiental – material reciclávelpt_BR
dc.subjectEducação ambiental – sala de aulapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducation environmental – craftspt_BR
dc.subjectEnvironmental education – recyclable materialpt_BR
dc.subjectEnvironmental education – classroompt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectEducación ambiental - escuelapt_BR
dc.subjectEducación ambiental – artesaníaspt_BR
dc.subjectEducación ambiental – material reciclablept_BR
dc.subjectEducación ambiental – aulapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Bianca de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education at school: reviewing the literature with an emphasis on use of crafts as a teaching tool.pt_BR
dc.title.alternativeEducación ambiental en la escuela: revisión de la literatura con énfasis en Uso de las manualidades como herramienta didáctica.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bianca de Araújo. Educação ambiental na escola: revisando a literatura com ênfase no emprego do artesanato como ferramenta didática. 2024. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenLa Educación Ambiental se caracteriza por el reconocimiento y, al mismo tiempo, mejora de valores y conceptos. Tomando como punto de partida el desarrollo de habilidades y contextualidad en relación con el entorno. Lleva a entendiendo lo fundamental que es y estableciendo interacciones. Ellos eran Se buscaron obras en las principales plataformas de Internet (Google©, Publicaciones periódicas Capes®, etc.). La búsqueda fue de febrero a abril de 2024. Los principales términos clave fueron: educación ambiental, artesanías, material reciclable. Lo trajo precisamente en su concepción, la idea de implementar formas didácticas, de trabajar la educación Ambiente en el aula, enfocado al reciclaje. Y al mismo tiempo facilitar comprensión de los estudiantes y de la comunidad en general, de la importancia de preservar el medio ambiente ambiente. Por esta razón, esta revisión bibliográfica resalta la interacción entre las obras utilizado como base, así como las ideas del autor de este trabajo, para construir esta combinación de conocimientos. ¿Dónde ayudará esta formulación? mantenimiento del medio ambiente, para permitir soluciones a los problemas condiciones ambientales existentes. Por lo tanto, este trabajo es esencial para fundamento de las políticas públicas sociales, que buscan resoluciones para implementación de diferentes herramientas, para trabajar el tema antes mencionado dentro del aula.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIANCA DE ARAUJO OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2024.pdfBianca de Araújo Oliveira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2024703.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.