Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811
Title: Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo.
Other Titles: Another salvo in the paradigmatic war of Rural Education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, Janssen Felipe da.
Keywords: Educação do Campo;Agronegócio;Reformas educacionais;Hegemonia neoliberal - América Latina;Countryside Education;Agribusiness;Educational reforms;Neoliberal hegemony - Latin America
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo. Revista de Administração Educacional - CE - UFPE, Recife-PE v.10, n. 01, Jan/jun. 2019. ISSN 2359-82. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho intencionamos construir uma reflexão sobre o panorama que se apresenta à Educação do Campo no Brasil, tendo como pano de fundo econômico e pedagógico o cenário nacional e internacional que circula a atual tensão paradigmática (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) em torno desta modalidade educacional. Para tanto, a reflexão segue dois caminhos interdependentes. O primeiro caminho é contextual e trata do aprofundamento da hegemonia neoliberal na América latina (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) e do Agronegócio como interventor ativo na apropriação da Educação do Campo (JESUS & JESUS, 2011). O segundo caminho diz respeito às reformas sociais e educacionais (as pretendidas e as que estão em debate) instituídas no contexto pós-golpe de 2016 e suas relações com o campo e com a Educação do Campo.
Abstract: In this work we intend to construct a reflection about the panorama that presents itself to the Field Education in Brazil, having as economic and pedagogical background the national and international scenario that circulates the current paradigmatic tension (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) in around this educational modality. For this, reflection follows two interdependent paths. The first path is contextual and deals with the deepening of neoliberal hegemony in Latin America (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) and Agribusiness as active intervenor in the appropriation of Field Education (JESUS & JESUS, 2011). The second path concerns the social and educational reforms (both intended and debated) instituted in the post-coup context of 2016 and their relations with the field and with field education.
Keywords: Educação do Campo
Agronegócio
Reformas educacionais
Hegemonia neoliberal - América Latina
Countryside Education
Agribusiness
Educational reforms
Neoliberal hegemony - Latin America
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35811
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIS UMA SALVA DE TIROS NA GUERRA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2019.pdfMais uma salva de tiros na guerra paradigmática da Educação do Campo. - Artigo de Periódico CDSA 2019207.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.