Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
Title: A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.
Other Titles: The decolonial critique of southern epistemologies and the context in which the didactic collections of PNLD-CAMPO/2013 were constituted.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, Janssen Felipe da.
Keywords: Livro didático;Análise de livro didático;Programa Nacional do Livro Didático - Campo;PNLD-CAMPO;Pensamento decolonial latino-americano;Epistemologias do sul;Coleções didáticas - PNLD-CAMPO;Interculturalidade;Textbook;Textbook analysis;National Textbook Program - Field;Latin American decolonial thought;Southern epistemologies;Didactic collections - PNLD-CAMPO;Interculturality
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013. REALIS, v.4, n. 02, Jul-Dez. 2014 – ISSN 2179-7501. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho intenciona compreender a constituição contextual e epistêmica das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013 através das Epistemologias do Sul. Para tanto, tecemos um diálogo entre o Pensamento Decolonial Latino-Americano (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) e a Sociologia das Ausências e a Sociologia das Emergências (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). Utilizamos a metodologia do ensaio bibliográfico para relacionar o diálogo entre as Epistemologias do Sul e o contexto de produção das coleções didáticas do PNLDCAMPO/ 2013. Ressaltamos que o Colonialismo se estabeleceu por meio de monoculturas que alicerçam a lógica da Colonialidade. Estas monoculturas coloniais são confrontadas pelas atitudes decoloniais dos povos campesinos que reivindicam projetos outros de sociedade produzindo ecologias decoloniais. Este conflito atravessa os livros didáticos utilizados nos territórios rurais, uma vez que estes representam textos curriculares que se expressam no contexto da Diferença Colonial. Frisamos a importância histórica da ocupação dos livros didáticos pelos povos campesinos. Todavia, compreendemos que a oficialização das diferenças culturais não é suficiente para a construção de um Ainda-Não Intercultural Crítico.
Abstract: This work aims to comprehend the contextual and epistemic constitution of the teaching collections from PNLD-CAMPO/2013 through the Southern Epistemologies. Thus, we built a dialogue between the Latin-American Decolonial Thinking (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) and the Sociology of Absences and the Sociology of Emergencies (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). We used the methodology of bibliographical essay to connect the dialogue between the Southern Epistemologies and the context of production of the teaching collection from PNLD-CAMPO/2013. We emphasize that the Colonialism was established by the monocultures that are the basis of the logic of Coloniality. These colonial monocultures are confronted by the decolonial attitudes of the rural people whom claim projects from other societies producing decolonial ecologies. This conflict crosses the didactic books used in rural areas, as they represent curricular texts which are expressed in the context of Colonial Difference. We highlight the historical importance of the occupation of didactic books by rural people. However, we comprehend that the officialization of the cultural differences are not enough to the construction of a Not-Yet Interculutural Critic.
Keywords: Livro didático
Análise de livro didático
Programa Nacional do Livro Didático - Campo
PNLD-CAMPO
Pensamento decolonial latino-americano
Epistemologias do sul
Coleções didáticas - PNLD-CAMPO
Interculturalidade
Textbook
Textbook analysis
National Textbook Program - Field
Latin American decolonial thought
Southern epistemologies
Didactic collections - PNLD-CAMPO
Interculturality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CRÍTICA COLONIAL DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2014.pdfA crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013. - Artigo de Periódico CDSA 2014229 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.