Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho intenciona compreender a constituição contextual e epistêmica das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013 através das Epistemologias do Sul. Para tanto, tecemos um diálogo entre o Pensamento Decolonial Latino-Americano (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) e a Sociologia das Ausências e a Sociologia das Emergências (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). Utilizamos a metodologia do ensaio bibliográfico para relacionar o diálogo entre as Epistemologias do Sul e o contexto de produção das coleções didáticas do PNLDCAMPO/ 2013. Ressaltamos que o Colonialismo se estabeleceu por meio de monoculturas que alicerçam a lógica da Colonialidade. Estas monoculturas coloniais são confrontadas pelas atitudes decoloniais dos povos campesinos que reivindicam projetos outros de sociedade produzindo ecologias decoloniais. Este conflito atravessa os livros didáticos utilizados nos territórios rurais, uma vez que estes representam textos curriculares que se expressam no contexto da Diferença Colonial. Frisamos a importância histórica da ocupação dos livros didáticos pelos povos campesinos. Todavia, compreendemos que a oficialização das diferenças culturais não é suficiente para a construção de um Ainda-Não Intercultural Crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis work aims to comprehend the contextual and epistemic constitution of the teaching collections from PNLD-CAMPO/2013 through the Southern Epistemologies. Thus, we built a dialogue between the Latin-American Decolonial Thinking (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) and the Sociology of Absences and the Sociology of Emergencies (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). We used the methodology of bibliographical essay to connect the dialogue between the Southern Epistemologies and the context of production of the teaching collection from PNLD-CAMPO/2013. We emphasize that the Colonialism was established by the monocultures that are the basis of the logic of Coloniality. These colonial monocultures are confronted by the decolonial attitudes of the rural people whom claim projects from other societies producing decolonial ecologies. This conflict crosses the didactic books used in rural areas, as they represent curricular texts which are expressed in the context of Colonial Difference. We highlight the historical importance of the occupation of didactic books by rural people. However, we comprehend that the officialization of the cultural differences are not enough to the construction of a Not-Yet Interculutural Critic.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814-
dc.date.accessioned2024-05-28T17:16:45Z-
dc.date.available2024-05-28-
dc.date.available2024-05-28T17:16:45Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise de livro didáticopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático - Campopt_BR
dc.subjectPNLD-CAMPOpt_BR
dc.subjectPensamento decolonial latino-americanopt_BR
dc.subjectEpistemologias do sulpt_BR
dc.subjectColeções didáticas - PNLD-CAMPOpt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTextbook analysispt_BR
dc.subjectNational Textbook Program - Fieldpt_BR
dc.subjectLatin American decolonial thoughtpt_BR
dc.subjectSouthern epistemologiespt_BR
dc.subjectDidactic collections - PNLD-CAMPOpt_BR
dc.subjectInterculturalitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.creatorSILVA, Janssen Felipe da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe decolonial critique of southern epistemologies and the context in which the didactic collections of PNLD-CAMPO/2013 were constituted.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013. REALIS, v.4, n. 02, Jul-Dez. 2014 – ISSN 2179-7501. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CRÍTICA COLONIAL DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2014.pdfA crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013. - Artigo de Periódico CDSA 2014229 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.