Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830
Title: | A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. |
Other Titles: | The colonial wound present in the training curriculum: focusing on teaching content relating to peasant knowledge, a reading based on post-colonial studies. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro. MAINAR, Alcione Alves da Silva. SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
Keywords: | Campesinato;Saberes campesinos;Currículo;Formação de professores - Educação do Campo;Licenciatura em Educação do Campo;Estudos pós-coloniais;Sertão de Pernambuco - Educação do Campo;Peasantry;Peasant knowledge;Curriculum;Teacher training - Rural Education;Degree in Rural Education;Postcolonial studies;Sertão de Pernambuco - Countryside Education |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro; MAINAR, Alcione AAlves da Silva; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. A Ferida colonial Presente no Currículo da Formação: Em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes Campesinos uma leitura partir dos estudos Pós-Coloniais. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016, Juazeiro. Anais [...]. Juazeiro: UNIVASF, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado, intitulada: “Os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores de um curso de licenciatura em Educação do Campo do sertão pernambucano: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais Latino-americanos”. A referida pesquisa teve início em junho de 2013 e foi finalizada em 2015, trazendo como objeto de pesquisa o currículo da formação de professores, em especial o que diz respeito aos conteúdos de ensino que tratam dos saberes campesinos. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que o Campo, enquanto território, é tecido por uma complexidade social, cultural, econômica, epistêmica e educacional e de que historicamente as populações campesinas foram silenciadas (FERNANDES; MOLINA, 2004). Assim, compreendermos que, por seu caráter heterogêneo, a Educação do Campo avoca uma educação específica e diferenciada, o que, por sua, vez demanda uma formação que trate das epistemes produzidas nesse território que é material e imaterial. Tendo em vista a complexidade que perpassa o território campesino, nos ancoramos na abordagem teórica-metodológica dos estudos pós-coloniais latino-americanos, uma vez que essa abordagem nos permite compreender o Campo como território historicamente silenciado pelos modelos coloniais, mas que, em paralelo, apresenta tramas decoloniais que possibilitam a vivência de modelos educacionais Outros (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2008). |
Keywords: | Campesinato Saberes campesinos Currículo Formação de professores - Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Estudos pós-coloniais Sertão de Pernambuco - Educação do Campo Peasantry Peasant knowledge Curriculum Teacher training - Rural Education Degree in Rural Education Postcolonial studies Sertão de Pernambuco - Countryside Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A FERIDA COLONIAL - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdf | A ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. - Anais de Evento CDSA 2016 | 340.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.