Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado, intitulada: “Os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores de um curso de licenciatura em Educação do Campo do sertão pernambucano: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais Latino-americanos”. A referida pesquisa teve início em junho de 2013 e foi finalizada em 2015, trazendo como objeto de pesquisa o currículo da formação de professores, em especial o que diz respeito aos conteúdos de ensino que tratam dos saberes campesinos. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que o Campo, enquanto território, é tecido por uma complexidade social, cultural, econômica, epistêmica e educacional e de que historicamente as populações campesinas foram silenciadas (FERNANDES; MOLINA, 2004). Assim, compreendermos que, por seu caráter heterogêneo, a Educação do Campo avoca uma educação específica e diferenciada, o que, por sua, vez demanda uma formação que trate das epistemes produzidas nesse território que é material e imaterial. Tendo em vista a complexidade que perpassa o território campesino, nos ancoramos na abordagem teórica-metodológica dos estudos pós-coloniais latino-americanos, uma vez que essa abordagem nos permite compreender o Campo como território historicamente silenciado pelos modelos coloniais, mas que, em paralelo, apresenta tramas decoloniais que possibilitam a vivência de modelos educacionais Outros (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2008).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleA ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830-
dc.date.accessioned2024-05-29T13:09:40Z-
dc.date.available2024-05-29-
dc.date.available2024-05-29T13:09:40Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCampesinatopt_BR
dc.subjectSaberes campesinospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Educação do Campopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectEstudos pós-coloniaispt_BR
dc.subjectSertão de Pernambuco - Educação do Campopt_BR
dc.subjectPeasantrypt_BR
dc.subjectPeasant knowledgept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTeacher training - Rural Educationpt_BR
dc.subjectDegree in Rural Educationpt_BR
dc.subjectPostcolonial studiespt_BR
dc.subjectSertão de Pernambuco - Countryside Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jéssica Lucilla Monteiro.-
dc.creatorMAINAR, Alcione Alves da Silva.-
dc.creatorSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe colonial wound present in the training curriculum: focusing on teaching content relating to peasant knowledge, a reading based on post-colonial studies.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Lucilla Monteiro; MAINAR, Alcione AAlves da Silva; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. A Ferida colonial Presente no Currículo da Formação: Em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes Campesinos uma leitura partir dos estudos Pós-Coloniais. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016, Juazeiro. Anais [...]. Juazeiro: UNIVASF, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35830pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FERIDA COLONIAL - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdfA ferida colonial presente no currículo da formação: em foco os conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos, uma leitura a partir dos estudos pós-coloniais. - Anais de Evento CDSA 2016340.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.