Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834
Title: Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.
Other Titles: Youth protagonism from a sociological perspective – an experience of pedagogical intervention at Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda in the city of Campina Grande-PB.
Protagonismo juvenil desde una perspectiva sociológica – una experiencia de intervención pedagógica en la Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda en la ciudad de Campina Grande-PB.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, José Enilson.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luciano da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO, Maria de Assunçao Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Valmir.
Keywords: Sociologia – estudo e ensino;Práticas de ensino;Conteúdos curriculares;Escola integral – Intervenção pedagógica;Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica;Sociology – study and teaching;Teaching practices;Contents curriculums;Comprehensive school – pedagogical intervention;Youth protagonism – sociological perspective;Sociología – estudio y enseñanza;Prácticas docentes;Contenidos planes de estudios;Escuela integral – intervención pedagógica;Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica
Issue Date: 13-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, José Enilson. Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisa o protagonismo juvenil vivenciado na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. Nossa problemática questionou qual o sentido do protagonismo incentivado pelo programa de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT). A hipótese levantada foi que a operacionalização do conceito pouco permite o exercício de uma real autonomia. Nosso objetivo geral foi interpretar o conceito de protagonismo juvenil inserido no contexto de uma ECIT e realizar uma intervenção pedagógica que possibilite ampliar a percepção de protagonismo para além do “ajudar a escola”. A intervenção esteve baseada na Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), fizemos a coleta de dados por meio da observação participante na escola, das atividades de sondagens na turma da 3a série do ensino médio e da análise dos manuais da ECIT, confirmamos nossa hipótese. Realizamos uma intervenção pedagógica, na referida turma, que contou com as seguintes atividades: pesquisas, visita a uma ONG e elaboração de um livreto digital sobre a temática. A pesquisa esteve apoiada teoricamente no conceito de autonomia de Paulo Freire. Como resultado, a turma conseguiu ampliar o conceito de protagonismo, considerando que as/os estudantes foram capazes de relacionar o protagonismo juvenil com temas como: cidadania; juventude; política; democracia, isto é, categorias muito significativas para se pensar na autonomia do indivíduo e suas potencialidades.
Abstract: This study analyzes the youth protagonism experienced at the Integral Technical Citizen School Williams de Sousa Arruda in the city of Campina Grande-PB. Our problem questioned the meaning of protagonism encouraged by the program of Integral Technical Citizen Schools (ECIT). The hypothesis raised was that the operationalization of the concept allows little exercise of real autonomy. Our general objective was to interpret the concept of youth protagonism inserted in the context of an ECIT and to carry out a pedagogical intervention that allows expanding the perception of protagonism beyond "helping the school." The intervention was based on Action Research (THIOLLENT, 1986), and data were collected through participant observation at the school, survey activities in the 3rd-grade high school class, and analysis of ECIT manuals, confirming our hypothesis. We conducted a pedagogical intervention in the mentioned class, which included activities such as research, a visit to an NGO, and the development of a digital booklet on the theme. The research was theoretically supported by Paulo Freire's concept of autonomy. As a result, the class was able to expand the concept of protagonism, considering that students were able to relate youth protagonism to topics such as citizenship, youth, politics, democracy—categories significant for thinking about individual autonomy and potentialities.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo analiza el protagonismo juvenil vivido en la Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda en la ciudad de Campina Grande-PB. Nuestro problemática cuestionó el significado del protagonismo alentado por la Escuelas Técnicas Integrales Ciudadanas (ECIT). La hipótesis planteada fue que la La operacionalización del concepto no permite el ejercicio de una autonomía real. Nuestro El objetivo general fue interpretar el concepto de protagonismo juvenil inserto en el contexto de una ECIT y realizar una intervención pedagógica que permita ampliar la percepción de protagonismo más allá de “ayudar a la escuela”. La intervención se basó en Investigación acción (THIOLLENT, 1986), recopilamos datos a través de la observación participante en la escuela, en actividades de encuesta en la clase de 3er año de secundaria y el análisis de los manuales ECIT, confirmamos nuestra hipótesis. realizamos un intervención pedagógica, en la citada clase, que incluyó las siguientes actividades: investigación, visita a una ONG y creación de un folleto digital sobre el tema. A La investigación se sustentó teóricamente en el concepto de autonomía de Paulo Freire. Como Como resultado, la clase logró ampliar el concepto de protagonismo, considerando que Los estudiantes lograron relacionar el protagonismo juvenil con temas como: ciudadanía; juventud; política; democracia, es decir, categorías muy significativas a considerar pensar en la autonomía del individuo y su potencial.
Keywords: Sociologia – estudo e ensino
Práticas de ensino
Conteúdos curriculares
Escola integral – Intervenção pedagógica
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica
Sociology – study and teaching
Teaching practices
Contents curriculums
Comprehensive school – pedagogical intervention
Youth protagonism – sociological perspective
Sociología – estudio y enseñanza
Prácticas docentes
Contenidos planes de estudios
Escuela integral – intervención pedagógica
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ENILSON FERNANDES - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2023.pdfJosé Enilson Fernandes - Dissertação (PROFSOCIO) 20234.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.