Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35841
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, M. A. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4620319760290801pt_BR
dc.contributor.advisor1LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.-
dc.contributor.advisor1IDLEAL, F. L. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3903592587935367pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Fabiana.-
dc.contributor.referee1IDRAMOS, F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3523474491236304pt_BR
dc.contributor.referee2CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.-
dc.contributor.referee2IDCAMPOS, K. P. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261889946629853pt_BR
dc.contributor.referee3AMORIM, Ana Luisa Nogueira de.-
dc.contributor.referee3IDAMORIM, A. L. N.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580901656147300pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como principal objetivo analisar se e como docentes de uma Pré-Escola do Campo no município de Campina Grande/PB compreendem os direitos das crianças, com ênfase nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BRASIL, 2018). Como objetivos específicos, foram definidos: aprofundar o estudo sobre o documento da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, considerando a história da sua construção e os marcos legais e de conhecimento que embasam a sua formulação, enfatizando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças; verificar se existem propostas curriculares construídas e/ou utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande/PB, que foram fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e que orientam as práticas pedagógicas das/dos professoras/es junto às crianças de pré-escola do campo; conhecer se e como docentes de uma pré-escola do Campo no município de Campina Grande/PB compreendem os direitos das crianças, com ênfase nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, instituídos pela Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BRASIL, 2018). A base teórica do trabalho dissertativo dialogou com o referencial da Sociologia da Infância e da Educação Infantil do Campo. A pesquisa configurou-se como qualitativa, de cunho documental e empírico. Na pesquisa documental foram analisadas as concepções presentes na BNCC-EI referentes à Educação Infantil, criança, direitos de aprendizagem e desenvolvimento e se este documento pontuava questões relativas à diversidade em relação às crianças da Educação Infantil. Na pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e individuais junto a três professoras, um supervisor e uma gestora. A análise dos dados foi realizada com base nos pressupostos teórico- metodológicos da técnica de Análise de Conteúdo, sob o viés da Análise Temática. Os dados produzidos na pesquisa documental revelaram que a BNCC-EI, na parte introdutória e na seção dedicada à Educação Infantil, tem concepções diferentes em relação às especificidades da etapa, sendo a parte da Educação Infantil mais condizente com os consensos da área e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Na pesquisa empírica, percebeu-se conhecimento da BNCC- EI pelos sujeitos entrevistados, sem, no entanto, uma apropriação mais completa de concepções, princípios e, sobretudo, direitos de desenvolvimento e aprendizagem que se constituíram com principal interesse dessa investigação. A BNCC-EI é um documento que precisa de contínua investigado no que diz respeito à sua efetivação em redes de ensino, uma vez que seu caráter mandatório exige compreensão de como ele, em vários de seus aspectos, tem sido materializado nas práticas pedagógicas realizadas com crianças da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleOs direitos das crianças na base nacional comum curricular da educação infantil: a perspectiva de docentes de uma escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2023-08-29-
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to analyze whether and how teachers at a Rural Pre- School in the city of Campina Grande/PB understand children's rights, with an emphasis on the rights of learning and development, established by the "Base Nacional Comum Curricular" for Early Childhood Education ( BRAZIL, 2018). The specific objectives were defined: to deepen the study of the document of the "Base Nacional Comum Curricular" for Early Childhood Education, considering the history of its construction and the legal and knowledge frameworks that support its formulation, emphasizing children's rights to learning and development; verify whether there are curricular proposals constructed and/or used by the Municipal Department of Education of Campina Grande/PB, which were based on the "Base Nacional Comum Curricular" for Early Childhood Education and which guide the pedagogical practices of teachers with pre-school children. country school; and, find out if and how teachers at a rural preschool in the city of Campina Grande/PB understand the rights of children, with an emphasis on the rights of learning and development, established by the "Base Nacional Comum Curricular" for Early Childhood Education (BRASIL, 2018). The theoretical basis of the dissertation work was in dialogue with the references of the Sociology of Childhood and Rural Early Childhood Education. The research was qualitative, documentary and empirical in nature. In the documentary research, the concepts present in the BNCC-EI regarding Early Childhood Education, children, learning and development rights were analyzed and whether this document highlighted issues relating to diversity in relation to children in Early Childhood Education. In the empirical research, semi-structured and individual interviews were carried out with three teachers, a supervisor and a manager. Data analysis was carried out based on the theoretical- methodological assumptions of the Content Analysis technique, under the bias of Thematic Analysis. The data produced in the documentary research revealed that the BNCC-EI, in the introductory part and in the section dedicated to Early Childhood Education, have different conceptions in relation to the specificities of the stage, with the Early Childhood Education part being more in line with the consensus in the area and with the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI).In the empirical research, knowledge of the BNCC- EI was perceived by the interviewed subjects, without, however, a more complete appropriation of concepts, principles and, above all, development and learning rights, which constituted the main interest of this investigation. The BNCC-EI is a document that needs to continue to be investigated with regard to its implementation in education networks, since its mandatory nature requires understanding of how it, in several of its aspects, has been materialized in pedagogical practices carried out with children in Early Childhood Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35841-
dc.date.accessioned2024-05-29T14:57:18Z-
dc.date.available2024-05-29-
dc.date.available2024-05-29T14:57:18Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEscola no Campopt_BR
dc.subjectDireitos das criançaspt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectBNCC- EIpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectSchool in the countrysidept_BR
dc.subjectChildren's rightspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectEducación Infantilpt_BR
dc.subjectEscuela en el campopt_BR
dc.subjectDerechos de los niñospt_BR
dc.subjectMaestrospt_BR
dc.subjectBNCC-IEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Maria Antonia Henrique.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildren's rights in the common national curricular base of early childhood education: the perspective of teachers at a rural school.pt_BR
dc.title.alternativeLos derechos de la niñez en la base curricular común nacional de educación infantil: la perspectiva de los docentes de una escuela rural.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Antonia Henrique. Os direitos das crianças na base nacional comum curricular da educação infantil: a perspectiva de docentes de uma escola do campo. 2023. 142 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35841pt_BR
dc.description.resumenEl principal objetivo de esta tesis es analizar si y cómo los docentes de un nivel Preescolar do Campo en el municipio de Campina Grande/PB entienden los derechos de los niños, con énfasis en los derechos de aprendizaje y desarrollo, establecidos por la Base Nacional Curricular Común para la Educación Infantil (BRASIL, 2018). Como objetivos específicos, fueron definido: profundizar en el estudio del documento de la Base Curricular Común Nacional de Educación Infantil, considerando la historia de su construcción y los fundamentos jurídicos y conocimientos que sustentan su formulación, enfatizando los derechos del aprendizaje y desarrollo infantil; comprobar si existen propuestas curriculares construidas y/o utilizados por la Secretaría Municipal de Educación de Campina Grande/PB, que fueron basados ​​en la Base Curricular Común Nacional para la Educación Infantil y que orientan prácticas pedagógicas de docentes con niños de preescolar rural; Descubra si y cómo los profesores de una escuela preescolar rural del municipio de Campina Grande/PB entiende los derechos de los niños, con énfasis en el aprendizaje y desarrollo, establecido por la Base Curricular Común Nacional para la Educación Infantil (BRASIL, 2018). La base teórica del trabajo de tesis dialogó con el referente de Sociología de la Infancia y Educación Infantil Rural. La investigación se configuró como de carácter cualitativo, documental y empírico. En la investigación documental, el conceptos presentes en el BNCC-EI sobre Educación Infantil, infancia, derechos de aprendizaje y desarrollo y si este documento aborda cuestiones relacionadas con Diversidad en relación con los niños en Educación Infantil. En la investigación empírica, hubo Se realizaron entrevistas semiestructuradas e individuales a tres docentes, un supervisor y un manager. El análisis de los datos se realizó con base en teorías- Aspectos metodológicos de la técnica del Análisis de Contenido, desde la perspectiva del Análisis Temático. Los datos producido en la investigación documental reveló que el BNCC-EI, en la parte introductoria y en la sección dedicada a la Educación Infantil, tiene diferentes concepciones respecto de las especificidades de la etapa, siendo la parte de Educación Infantil más acorde con el consenso en el área y con los Lineamientos Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (DCNEI). En la investigación empírica, conocimiento del BNCC-EI fue percibido por los sujetos entrevistados, sin, sin embargo, apropiación más completa de concepciones, principios y, sobre todo, derechos de desarrollo y aprendizaje que constituyeron el principal interés de este investigación. El BNCC-EI es un documento que necesita una investigación continua sobre respecto de su implementación en las redes educativas, ya que su carácter obligatorio requiere comprensión de cómo ésta, en varios de sus aspectos, se ha materializado en las prácticas Actividades pedagógicas realizadas con niños de Educación Infantil.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ANTONIA HENRIQUE BARBOSA - DISSERTAÇÃO (PPGED) 2023.pdfMaria Antonia Henrique Barbosa - Dissertação (PPGED) 20231.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.