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Title: Estudo da aderência do microrrevestimento asfáltico a frio utilizado na manutenção preventiva de pavimentos.
Other Titles: Study of the adhesion of the cold asphalt micro-coating used in preventive maintenance of pavements.
Estudio de la adherencia de microrevestimientos asfálticos en frío utilizados en el mantenimiento preventivo de pavimentos.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Maria das Vitorias do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAIVA, William de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MELO, Ricardo Almeida de.
Keywords: Camada de aderência;Resistência ao cisalhamento;Ensaio Leutner;Pintura de ligação;Capa de adherencia;Resistencia a la cizalladura;Ensayo de leutner;Pintura de bonos;Tack coat;Shear strength;Leutner test;Bond coat
Issue Date: 28-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Maria das Vitórias do. Estudo da aderência do microrrevestimento asfáltico a frio utilizado na manutenção preventiva de pavimentos. 2023. 173 fl. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35846
???metadata.dc.description.resumo???: O microrrevestimento asfáltico é uma técnica empregada na conservação preventiva/corretiva de rodovias de tráfego médio a pesado. Todavia, pavimentos tratados com essa técnica vêm apresentando defeitos precoces que afetam as condições de comodidade e segurança das vias. Uma das possíveis causas seria a má aderência entre o microrrevestimento e o pavimento antigo. Desse modo, a colocação da camada de aderência nas atividades de manutenção visa mitigar/retardar o surgimento desses defeitos, pois essa camada tem a função de garantir que a estrutura trabalhe como um sistema monolítico, dificultando o surgimento de trincamentos precoces por fadiga, ou escorregamentos. Os ensaios de cisalhamento simples e diretos são os mais indicados entre as metodologias existentes para a verificação das propriedades de aderência nos pavimentos. O ensaio de cisalhamento de Leutner é um teste de cisalhamento direto entre as camadas do pavimento, e tem se apresentado como um dos mais promissores, podendo ser utilizado em camadas de pequenas espessuras. Desse modo, escolheu-se esse método para condução dessa pesquisa, em que o objetivo foi investigar os fatores que influenciam o comportamento aderente do microrrevestimento aplicado sobre pavimentos flexíveis ou rígidos. Foram analisadas as resistências ao cisalhamento na interface sem pintura de ligação e com pintura de ligação utilizando as emulsões RR-1C, RR-2C e RC1C-E, para três taxas de aplicação (0,5 l/m2, 0,75 l/m2 e 1,0 l/m2), para os dois tipos de pavimentos. Os testes foram executados para três temperaturas (10°C, 30°C e 50°C). O planejamento de experimentos da pesquisa foi realizado utilizando um delineamento composto central (planejamento fatorial) e um delineamento inteiramente casualizado (ANOVA com dois fatores). Verificou-se que a temperatura é a variável de maior influência no comportamento aderente do microrrevestimento. O tipo de superfície e o tipo de tratamento (sem pintura de ligação e com pintura de ligação) também influenciam no comportamento aderente do microrrevestimento. A taxa de aplicação não apresentou influência na resistência ao cisalhamento na interface de pavimentos flexíveis ou rígidos tratados com essa mistura asfáltica, com exceção do cenário utilizando a emulsão RR-2C para o pavimento rígido. De acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, a aplicação do microrrevestimento não seria adequado para a maioria das regiões brasileiras devido às elevadas temperaturas. Uma alternativa para melhorar o comportamento aderente de pavimentos flexíveis é a incorporação da pintura de ligação, nesse caso as emulsões mais indicadas são RR-2C e RC1C-E. No caso do pavimento rígido esse melhoramento pode ser feito com qualquer uma das emulsões estudadas nesta pesquisa.
Abstract: Asphalt micro-surfacing is a technique used in the preventive/corrective maintenance of medium to heavy-traffic roads. However, pavement treated with this technique has shown early defects that affect road comfort and safety. One of the possible triggers could be poor adhesion between the micro-surfacing and the old pavement. In this respect, the placing of a tack coat in maintenance activities aims to mitigate/retard the onset of these defects, as this layer has the function of ensuring that the structure works as a monolithic system, hindering the onset of early cracking due to fatigue or slippage. The simple and direct shear tests are the most recommended of the methodologies available for assessing the adhesion properties of pavements. The Leutner adhesion test is a direct shear test between pavement layers and has shown itself to be one of the most promising, as it can be used on thin layers. Therefore, this method was chosen to conduct the present research that sought to investigate the factors influencing the adhesive behavior of micro-surfacing applied to flexible or rigid pavements. Shear strengths were analyzed at interfaces without a bond coat and with a bond coat using RR-1C, RR-2C, and RC1C-E emulsions for three application rates (0.5 l/m2, 0.75 l/m2, and 1.0 l/m2), and for both pavement types. The tests were performed at three temperatures (10°C, 30°C, and 50°C). The experimental design of the research was performed using a central composite design (factorial design) and a completely randomized design (ANOVA with two factors). It was found that temperature is the most influential variable on the micro-surfacing adhesive behavior. The surface type and treatment (without and with bond coat) also influence the micro- surfacing adhesive behavior. The application rate did not influence the shear strength at the interface of flexible or rigid pavements treated with this asphalt mixture, except for the scenario using RR-2C emulsion on the rigid pavement. According to the results gathered in this research, micro-surfacing would not be suitable for most Brazilian regions due to the high temperatures. An alternative for improving the adhesive behavior of flexible pavements is incorporating a bond coat, in which case the most recommended emulsions are RR-2C and RC1C-E. Improvements can be made for rigid pavements with any emulsions studied in this research.
???metadata.dc.description.resumen???: El micropavimento asfáltico es una técnica utilizada en la conservación preventiva/correctiva Carreteras de tráfico medio a pesado. Sin embargo, los suelos tratados con esta técnica vienen presentando defectos tempranos que afectan las condiciones de confort y seguridad de caminos. Una de las posibles causas sería una mala adherencia entre el microrecubrimiento y el pavimento antiguo. De esta forma, la colocación de la capa de adhesión en el El mantenimiento tiene como objetivo mitigar/retrasar la aparición de estos defectos, ya que esta capa tiene la función de asegurar que la estructura funcione como un sistema monolítico, dificultando la aparición de grietas tempranas debido a fatiga o deslizamiento. las pruebas de El corte simple y directo son los más adecuados entre las metodologías existentes para Comprobación de las propiedades de adherencia de los pavimentos. La prueba de corte de Leutner es un ensayo de corte directo entre capas de pavimento, y ha sido presentado como uno de los más prometedores, y puede usarse en capas de pequeños espesores. Por lo tanto, se eligió este método para realizar este investigación, en la cual el objetivo fue investigar los factores que influyen en el comportamiento Adherencia del microrevestimiento aplicado sobre suelos flexibles o rígidos. Ellos eran Se analizaron las resistencias al corte en la interfaz sin pintura adhesiva y con pintura. unión mediante emulsiones RR-1C, RR-2C y RC1C-E, para tres dosis de aplicación (0,5 l/m2, 0,75 l/m2 y 1,0 l/m2), para ambos tipos de pavimento. Se realizaron pruebas para tres temperaturas (10°C, 30°C y 50°C). La planificación de los experimentos de investigación fue llevado a cabo mediante un diseño compuesto central (planificación factorial) y un Diseño completamente al azar (ANOVA de dos factores). Se encontró que el La temperatura es la variable con mayor influencia en el comportamiento de adhesión del microrecubrimiento. El tipo de superficie y el tipo de tratamiento (sin pintura adhesiva y con pintura adhesiva) también influyen en el comportamiento de adherencia del microrrevestimiento. La tasa de aplicación no influyó en la resistencia al corte en la interfaz. pavimentos flexibles o rígidos tratados con esta mezcla asfáltica, a excepción del escenario utilizando emulsión RR-2C para pavimento rígido. Según los resultados obtenidos En esta investigación, la aplicación de microrecubrimiento no sería adecuada para la mayoría Regiones brasileñas por las altas temperaturas. Una alternativa para mejorar la El comportamiento adhesivo de los suelos flexibles es la incorporación de pintura adherente, En este caso las emulsiones más recomendadas son RR-2C y RC1C-E. En el caso de suelos rígidos Esta mejora se puede realizar con cualquiera de las emulsiones estudiadas en este buscar.
Keywords: Camada de aderência
Resistência ao cisalhamento
Ensaio Leutner
Pintura de ligação
Capa de adherencia
Resistencia a la cizalladura
Ensayo de leutner
Pintura de bonos
Tack coat
Shear strength
Leutner test
Bond coat
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35846
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental

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