Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, Maria Camila Siqueira S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1603565623208113pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, Marcelo de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDMOURA, M. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9288185279020542pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, SÉRGIO MURILO SANTOS.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693832655779279pt_BR
dc.contributor.referee2NÓBREGA, Ivanalda Dantas da.-
dc.contributor.referee3TONINI, Ivaine Maria.-
dc.contributor.referee3IDTONINI, I. M.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2416351850540491pt_BR
dc.description.resumoEsta Dissertação de Mestrado consiste na necessidade de compreensão do fenômeno da seca pelos estudantes da Educação Básica. Para esse fim, foi desenvolvida uma pesquisa-ação com os estudantes de uma turma do 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública situada no município de Afogados da Ingazeira-Pernambuco, o qual está inserido no Semiárido brasileiro. A atividade de investigação teve por objetivo analisar como o letramento literário contribui para aprender o fenômeno da seca no ensino da Geografia. A construção do problema se apresentou através das dificuldades que os estudantes manifestaram concernente à compreensão das características e dos impactos relevantes para o entendimento da temática, evidenciadas ao longo das aulas de Geografia. Em termos metodológicos, o trabalho se utilizou da pesquisa- ação e a descrição dos resultados e das atividades fez uso da abordagem qualitativa. Alinhada a essa metodologia foi proposto o uso do texto literário (O Quinze, de Rachel de Queiroz) como principal fonte de investigação dos conhecimentos geográficos. Deste modo, as práticas pedagógicas foram desenvolvidas de maneira contextualizada na turma por meio de três sequências didáticas envolvendo o uso de materiais didáticos e metodologias variadas, mas priorizando o uso de literaturas de modo que essa em parceria com a Geografia proporcionasse um ensino mais significativo. Buscou-se uma forma de ensino cujos estudantes não fossem meros receptores, para isso, no decorrer das sequências problematizações foram lançadas interligando e refletindo sobre a realidade dos mesmos. As ações planejadas, desenvolvidas e analisadas valorizaram a participação entre professor-estudantes e estudantes-estudantes, promovendo um processo de ensino-aprendizagem dinamizador e enriquecedor. Dito isso, acreditamos que o uso do letramento literário para o entendimento do fenômeno da seca nas aulas de Geografia demonstra ser mais uma forma de tencionar as diferentes dimensões e os danos socioambientais deflagrados pela seca meteorológica na região do Semiárido brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL EM GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleSeca como fenômeno geográfico: letramento literário com os estudantes do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2023-12-01-
dc.description.abstractThis master's thesis focuses on the need for basic education students to understand the phenomenon of drought. To this end, an action-research project was carried out with students from a 3rd year high school class at a public school located in the municipality of Afogados da Ingazeira-Pernambuco, which is in the Brazilian semi-arid region. The aim of the research activity was to analyze how literary literacy contributes to learning about the phenomenon of drought in Geography teaching. The problem was posed by the difficulties that the students expressed in understanding the characteristics and impacts relevant to understanding the theme, which were evident during Geography lessons. In methodological terms, the work used action research and the description of the results and activities made use of a qualitative approach. In line with this methodology, the use of the literary text (O Quinze, by Rachel de Queiroz) was proposed as the main source for investigating geographical knowledge. In this way, the pedagogical practices were developed in a contextualized way in the class through three didactic sequences involving the use of didactic materials and varied methodologies, but prioritizing the use of literature so that this, in partnership with Geography, would provide more meaningful teaching. We sought a form of teaching in which the students were not mere receptors. To this end, during the sequences, problematizations were launched, interconnecting and reflecting on their reality. The actions planned, developed and analyzed valued the participation of teacher-students and students-students, promoting a dynamic and enriching teaching-learning process. That said, we believe that the use of literary literacy to understand the phenomenon of drought in Geography classes proves to be another way of understanding the different dimensions and socio-environmental damage caused by meteorological drought in the Brazilian semi-arid region.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35850-
dc.date.accessioned2024-05-29T20:22:08Z-
dc.date.available2024-05-29-
dc.date.available2024-05-29T20:22:08Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectEnsino da geografiapt_BR
dc.subjectO Quinzept_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectThe fifteenpt_BR
dc.subjectLectura literariapt_BR
dc.subjectInvestigación para la acciónpt_BR
dc.subjectEnseñanza de geografíapt_BR
dc.subjectLos Quincept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Camila Siqueira Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDrought as a geographic phenomenon: literary literacy with high school students.pt_BR
dc.title.alternativeLa sequía como fenómeno geográfico: alfabetización literaria con estudiantes de secundaria.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Camila Siqueira Santos. Seca como fenômeno geográfico: letramento literário com os estudantes do ensino médio. 2023. 132 fl. Dissertação (Mestrado de Geografia), Programa de Pós-graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35850pt_BR
dc.description.resumenEste Trabajo Fin de Máster consiste en la necesidad de comprender el fenómeno de la sequía por estudiantes de Educación Básica. Para ello se desarrolló una investigación acción con estudiantes de una promoción de 3er año de secundaria de una escuela pública ubicada en municipio de Afogados da Ingazeira-Pernambuco, que se encuentra en la región Semiárida brasileña. La actividad de investigación tuvo como objetivo analizar cómo la alfabetización literaria contribuye a Conocer el fenómeno de la sequía en la enseñanza de la Geografía. La construcción del problema se presentó a través de las dificultades que expresaron los estudiantes respecto a la comprensión de la características e impactos relevantes para la comprensión del tema, evidenciados por la a lo largo de las clases de Geografía. En términos metodológicos, el trabajo utilizó investigación- acción y descripción de resultados y actividades utilizó un enfoque cualitativo. Alineado Para esta metodología, se propuso el uso del texto literario (O Quinze, de Rachel de Queiroz) como principal fuente de investigación sobre el conocimiento geográfico. De esta manera, las prácticas Las actividades pedagógicas se desarrollaron de manera contextualizada en la clase a través de tres secuencias didácticas que implican el uso de variados materiales y metodologías didácticas, pero priorizar el uso de la literatura para que, en colaboración con la Geografía, proporcione enseñanza más significativa. Buscamos una forma de enseñanza cuyos alumnos no fueran meros receptores, para ello, durante la problematización se lanzaron secuencias interconectando y reflexionando sobre su realidad. Las acciones planificadas, desarrolladas y analizó la participación valorada entre docentes-alumnos y alumnos-alumnos, promoviendo un proceso de enseñanza-aprendizaje dinámico y enriquecedor. Dicho eso, Creemos que el uso de la alfabetización literaria para comprender el fenómeno de la sequía en Las clases de geografía resultan ser otra manera de considerar las diferentes dimensiones y Daños socioambientales provocados por la sequía meteorológica en la región Semiárida brasileña.pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CAMILA SIQUEIRA SANTOS SILVA - DISSERTAÇÃO (PROFGEO) 2023.pdfMaria Camila Siqueira Santos Silva - Dissertação (PROFGEO) 20234.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.