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Title: O protagonismo jovem como agente de transformação social na Associação Articulação de Juventude Camponesa AJC.
Other Titles: Young protagonism as an agent of transformation social at the Youth Articulation Association Peasant AJC.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Raiana Domingos Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Marinalva Valdevino dos.
Keywords: Juventude do campo;Protagonismo juvenil;Jovens camponeses;Educação do Campo;Movimentos sociais;Associação Articulação de Juventude Camponesa AJC;Rural youth;Youth protagonism;Young peasants;Rural Education;Social movements;Associação Articulação de AJC Peasant Youth
Issue Date: 9-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Raiana Domingos Bezerra da. O protagonismo jovem como agente de transformação social na Associação Articulação de Juventude Camponesa AJC. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35854
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o protagonismo jovem como agente de transformação social a partir do nosso envolvimento com os movimentos sociais de forma direta com a Associação Articulação de Juventude Camponesa – AJC, afim de compreender a importância do protagonismo a partir de iniciativas lideradas por jovens, nas comunidades campesinas acompanhadas pela associação, afim de refletir sobre o protagonismo enquanto ação educativa e entender os desafios enfrentados pela juventude. Assim, a metodologia para nossa pesquisa foi qualitativa de cunho descritivo procurando nos aproximar do objeto da pesquisa, através da entrevista com jovens protagonistas da AJC, utilizando questionário semiestruturado. Para a fundamentação teórica nos baseamos em Silva (2015), Costa (2006), Souza (2009), Groppo (2017). Acerca do debate sobre a Educação e Juventude do campo trouxemos Silva (2006), (2007), Caldart (2009), Castro (2012), (2009), Freire (2005), Gohn (2010), Arroyo (2007) e outros. Dessa forma, procuramos reconhecer e valorizar as contribuições dos jovens para a sociedade, como também as possibilidades de se fazer educação. Os resultados da pesquisa foram considerados satisfatórios, onde analisamos a importância da contribuição do público jovem na busca por políticas sociais e de direito. Observamos que a juventude ainda sofre para ter credibilidade, mas, suas ações têm dado visibilidade a mobilização incessante principalmente no ramo da educação, resultando na autonomia e no protagonismo jovem. Concluímos que a temática tem relevância no campo acadêmico e precisa ser mais evidenciada, principalmente no que diz respeitos a juventude do campo.
Abstract: The aim of this work is to present a study on youth protagonism as an agent of social transformation based on our involvement with social movements, directly with the Articulation of Peasant Youth Association (AJC), in order to understand the importance of protagonism based on initiatives led by young people in the rural communities accompanied by the association, to reflect on protagonism as an educational action and to understand the challenges faced by young people. Thus, the methodology for our research was qualitative and descriptive, seeking to get closer to the object of the research through interviews with young protagonists of the AJC, using a semi-structured questionnaire. The theoretical basis was based on Silva (2015), Costa (2006), Souza (2009) and Groppo (2017). Regarding the debate on Education and Youth in the countryside, we brought Silva (2006), (2007), Caldart (2009), Castro (2012), (2009), Freire (2005), Gohn (2010), Arroyo (2007) and others. In this way, we sought to recognize and value young people's contributions to society, as well as the possibilities for education. The results of the research were considered satisfactory, as we analyzed the importance of the contribution of young people in the search for social policies and rights. We observed that young people are still struggling to gain credibility, but their actions have given visibility to incessant mobilization, especially in the field of education, resulting in young people's autonomy and protagonism. We conclude that the issue is relevant in the academic field and needs to be highlighted more, especially with regard to rural youth.
Keywords: Juventude do campo
Protagonismo juvenil
Jovens camponeses
Educação do Campo
Movimentos sociais
Associação Articulação de Juventude Camponesa AJC
Rural youth
Youth protagonism
Young peasants
Rural Education
Social movements
Associação Articulação de AJC Peasant Youth
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35854
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

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