Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. D. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7578758090209227pt_BR
dc.contributor.advisor1ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDESTRELA, K. A. D. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.contributor.referee1IDFARIAS, T. J. V.pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Marinalva Valdevino dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. V.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o protagonismo jovem como agente de transformação social a partir do nosso envolvimento com os movimentos sociais de forma direta com a Associação Articulação de Juventude Camponesa – AJC, afim de compreender a importância do protagonismo a partir de iniciativas lideradas por jovens, nas comunidades campesinas acompanhadas pela associação, afim de refletir sobre o protagonismo enquanto ação educativa e entender os desafios enfrentados pela juventude. Assim, a metodologia para nossa pesquisa foi qualitativa de cunho descritivo procurando nos aproximar do objeto da pesquisa, através da entrevista com jovens protagonistas da AJC, utilizando questionário semiestruturado. Para a fundamentação teórica nos baseamos em Silva (2015), Costa (2006), Souza (2009), Groppo (2017). Acerca do debate sobre a Educação e Juventude do campo trouxemos Silva (2006), (2007), Caldart (2009), Castro (2012), (2009), Freire (2005), Gohn (2010), Arroyo (2007) e outros. Dessa forma, procuramos reconhecer e valorizar as contribuições dos jovens para a sociedade, como também as possibilidades de se fazer educação. Os resultados da pesquisa foram considerados satisfatórios, onde analisamos a importância da contribuição do público jovem na busca por políticas sociais e de direito. Observamos que a juventude ainda sofre para ter credibilidade, mas, suas ações têm dado visibilidade a mobilização incessante principalmente no ramo da educação, resultando na autonomia e no protagonismo jovem. Concluímos que a temática tem relevância no campo acadêmico e precisa ser mais evidenciada, principalmente no que diz respeitos a juventude do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleO protagonismo jovem como agente de transformação social na Associação Articulação de Juventude Camponesa AJC.pt_BR
dc.date.issued2024-05-09-
dc.description.abstractThe aim of this work is to present a study on youth protagonism as an agent of social transformation based on our involvement with social movements, directly with the Articulation of Peasant Youth Association (AJC), in order to understand the importance of protagonism based on initiatives led by young people in the rural communities accompanied by the association, to reflect on protagonism as an educational action and to understand the challenges faced by young people. Thus, the methodology for our research was qualitative and descriptive, seeking to get closer to the object of the research through interviews with young protagonists of the AJC, using a semi-structured questionnaire. The theoretical basis was based on Silva (2015), Costa (2006), Souza (2009) and Groppo (2017). Regarding the debate on Education and Youth in the countryside, we brought Silva (2006), (2007), Caldart (2009), Castro (2012), (2009), Freire (2005), Gohn (2010), Arroyo (2007) and others. In this way, we sought to recognize and value young people's contributions to society, as well as the possibilities for education. The results of the research were considered satisfactory, as we analyzed the importance of the contribution of young people in the search for social policies and rights. We observed that young people are still struggling to gain credibility, but their actions have given visibility to incessant mobilization, especially in the field of education, resulting in young people's autonomy and protagonism. We conclude that the issue is relevant in the academic field and needs to be highlighted more, especially with regard to rural youth.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35854-
dc.date.accessioned2024-06-03T12:08:09Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T12:08:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJuventude do campopt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.subjectJovens camponesespt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectAssociação Articulação de Juventude Camponesa AJCpt_BR
dc.subjectRural youthpt_BR
dc.subjectYouth protagonismpt_BR
dc.subjectYoung peasantspt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectSocial movementspt_BR
dc.subjectAssociação Articulação de AJC Peasant Youthpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Raiana Domingos Bezerra da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeYoung protagonism as an agent of transformation social at the Youth Articulation Association Peasant AJC.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Raiana Domingos Bezerra da. O protagonismo jovem como agente de transformação social na Associação Articulação de Juventude Camponesa AJC. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35854pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIANA DOMINGOS BEZERRA DA SILVA - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfRaiana Domingos Bezerra da Silva - TCC Lecampo CDSA 2024846.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.