Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
Title: A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
Other Titles: Peasant education and its relationship with the construction and valorization of the child's identity.
???metadata.dc.creator???: MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
SILVA, Fagner Veloso da.
Keywords: Educação campesina;Identidade da criança campesina;Crianças campesinas - identidade;Educação do Campo;Aprendizagem;Escola;Queimadas - PB - rede municipal de ensino;Peasant education;Identity of the peasant child;Peasant children - identity;Countryside Education;Learning;School;Queimadas - PB - municipal education network
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva, através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade para nossos alunos.
Abstract: The purpose of this experiment was to report a lived experience in a school in the city of Queimadas-PB. The main motvaton was the lacv of contents that would relect on the importance of the valorizaton and constructon of the identty of the students of the feld . In this perspectve, the present worv seevs to understand how the process of building the identty of the rural children, as well as to mave a brief historical rescue, conceptualizing the educaton of the countryside, reportng its achievements, struggles and challenges, stressing the importance of considering the context of the reality of students in the context of teaching and learning. The research, of an acton-research nature, was carried out in a quant-qualitatve perspectve, through the pedagogical interventons during the classes. The results showed that the experience was that despite the difcultes encountered, teachers and students in the feld are building a school capable of changing their livesr that these schools provide the students with training for citzenship, valuing their origins and the importance of the feld for the country, showing that the teacher of the feld must develop a pedagogical practce considering the specifcites of children so that only then can we guarantee the right to an educaton for our students.
Keywords: Educação campesina
Identidade da criança campesina
Crianças campesinas - identidade
Educação do Campo
Aprendizagem
Escola
Queimadas - PB - rede municipal de ensino
Peasant education
Identity of the peasant child
Peasant children - identity
Countryside Education
Learning
School
Queimadas - PB - municipal education network
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EDUCAÇÃO CAMPESINA E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2022.pdfA educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. - Artigo de Periódico CDSA 2021855.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.