Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva, através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade para nossos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThe purpose of this experiment was to report a lived experience in a school in the city of Queimadas-PB. The main motvaton was the lacv of contents that would relect on the importance of the valorizaton and constructon of the identty of the students of the feld . In this perspectve, the present worv seevs to understand how the process of building the identty of the rural children, as well as to mave a brief historical rescue, conceptualizing the educaton of the countryside, reportng its achievements, struggles and challenges, stressing the importance of considering the context of the reality of students in the context of teaching and learning. The research, of an acton-research nature, was carried out in a quant-qualitatve perspectve, through the pedagogical interventons during the classes. The results showed that the experience was that despite the difcultes encountered, teachers and students in the feld are building a school capable of changing their livesr that these schools provide the students with training for citzenship, valuing their origins and the importance of the feld for the country, showing that the teacher of the feld must develop a pedagogical practce considering the specifcites of children so that only then can we guarantee the right to an educaton for our students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858-
dc.date.accessioned2024-06-03T13:22:56Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T13:22:56Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação campesinapt_BR
dc.subjectIdentidade da criança campesinapt_BR
dc.subjectCrianças campesinas - identidadept_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectQueimadas - PB - rede municipal de ensinopt_BR
dc.subjectPeasant educationpt_BR
dc.subjectIdentity of the peasant childpt_BR
dc.subjectPeasant children - identitypt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectQueimadas - PB - municipal education networkpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.-
dc.creatorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.creatorSILVA, Fagner Veloso da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePeasant education and its relationship with the construction and valorization of the child's identity.pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EDUCAÇÃO CAMPESINA E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2022.pdfA educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. - Artigo de Periódico CDSA 2021855.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.