Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861
Title: | Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. |
Other Titles: | Entre discursos y percepciones: un estudio sobre la reconstrucción/resignificación histórica de la educación religiosa en la paraíba de los tiempos postmodernos. |
???metadata.dc.creator???: | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
Keywords: | Ensino religioso;Identidade;Tolerância;Discurso;Educación religiosa;Identidad;Tolerancia;Religious education;Identity;Tolerance;Speech |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. Revista Inclusiones ISSN 0719-4706 volumen 4 – número especial – enero/marzo 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 |
???metadata.dc.description.resumo???: | No atual contexto pós-moderno assiste-se a uma crise de identidade em vários setores da vida em sociedade. Neste novo cenário de queda de paradigmas, constatamos a crise de identidade da disciplina de Ensino Religioso (ER), especificamente em escolas públicas, e a necessidade de sua reconstrução/ressignificação a partir da atual LDB. É sobre esta nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, que justificamos a relevância desta pesquisa, desenvolvida em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi baseado em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9º ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar. |
???metadata.dc.description.resumen???: | En el actual contexto posmoderno se observa una crisis de identidad en varios sectores de la vida en sociedad. En este nuevo escenario de quiebre de paradigmas, vamos a verificar la crisis de identidad de la disciplina de Educación Religiosa (RE), específicamente en las escuelas públicas, y la necesidad de reconstrucción/ reencuadre desde la LDB actual. Es sobre esta nueva realidad pos LDB 9394/96, de la búsqueda de una educación religiosa sin proselitismo, que justificamos la relevancia de esta investigación, desarrollada en escuelas públicas estaduales de la ciudad de João Pessoa-PB. El estudio fue concretado en entrevistas con empleados de cuatro escuelas de la Región Central de la capital de la Paraíba (en cada escuela: 01 director, 01 profesor de ER y 02 alumnos del 9º de la enseñanza fundamental) y en el análisis de las directrices estaduales sobre el componente curricular en cuestión, con observación del ambiente escolar. |
Keywords: | Ensino religioso Identidade Tolerância Discurso Educación religiosa Identidad Tolerancia Religious education Identity Tolerance Speech |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENTRE DISCURSOS E PERCEPÇÕES - UM ESTUDO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2016.pdf | Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. - Artigo de Periódico CDSA 2016 | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.