Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861
Title: Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos.
Other Titles: Entre discursos y percepciones: un estudio sobre la reconstrucción/resignificación histórica de la educación religiosa en la paraíba de los tiempos postmodernos.
???metadata.dc.creator???: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
Keywords: Ensino religioso;Identidade;Tolerância;Discurso;Educación religiosa;Identidad;Tolerancia;Religious education;Identity;Tolerance;Speech
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. Revista Inclusiones ISSN 0719-4706 volumen 4 – número especial – enero/marzo 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861
???metadata.dc.description.resumo???: No atual contexto pós-moderno assiste-se a uma crise de identidade em vários setores da vida em sociedade. Neste novo cenário de queda de paradigmas, constatamos a crise de identidade da disciplina de Ensino Religioso (ER), especificamente em escolas públicas, e a necessidade de sua reconstrução/ressignificação a partir da atual LDB. É sobre esta nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, que justificamos a relevância desta pesquisa, desenvolvida em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi baseado em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9º ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar.
???metadata.dc.description.resumen???: En el actual contexto posmoderno se observa una crisis de identidad en varios sectores de la vida en sociedad. En este nuevo escenario de quiebre de paradigmas, vamos a verificar la crisis de identidad de la disciplina de Educación Religiosa (RE), específicamente en las escuelas públicas, y la necesidad de reconstrucción/ reencuadre desde la LDB actual. Es sobre esta nueva realidad pos LDB 9394/96, de la búsqueda de una educación religiosa sin proselitismo, que justificamos la relevancia de esta investigación, desarrollada en escuelas públicas estaduales de la ciudad de João Pessoa-PB. El estudio fue concretado en entrevistas con empleados de cuatro escuelas de la Región Central de la capital de la Paraíba (en cada escuela: 01 director, 01 profesor de ER y 02 alumnos del 9º de la enseñanza fundamental) y en el análisis de las directrices estaduales sobre el componente curricular en cuestión, con observación del ambiente escolar.
Keywords: Ensino religioso
Identidade
Tolerância
Discurso
Educación religiosa
Identidad
Tolerancia
Religious education
Identity
Tolerance
Speech
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENTRE DISCURSOS E PERCEPÇÕES - UM ESTUDO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2016.pdfEntre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. - Artigo de Periódico CDSA 20161.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.