Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste é um ensaio reflexivo sobre a função social da escola diante das mudanças referentes à constituição das identidades dos sujeitos e a centralidade da cultura em tempos pós-modernos e os conflitos geracionais ocasionados por esse movimento. A grande problemática paira sobre como a escola pode contribuir para minimização da intolerância e o preconceito existentes nas relações entre os jovens durante esse processo de formação indenitária, advindos das diferenças culturais. Fundamentadas em Forquin, Veiga-Neto e Hall, tecemos uma discussão sobre como a escola, enquanto espaço social, pode promover debates sobre a diversidade que contribuam para a minimização do preconceito e da intolerância através de diálogos que possibilitem o entendimento das diferenças e a importância da história do outro (diferente) para sua própria constituição indenitária. Considerando que as escolas não oferecem espaço, em sua maioria, para as discussões sobre Éica e Pluralidade Cultural podemos considerar o Ensino Religioso (em sua nova perspectiva conforme a LDB 9394/96) como caminho para construção desse pilar, quando proporciona diálogos sobre a existência humana, o fenômeno religioso e seu impacto sobre o social onde estes alunos vivem? Estudos como os de Junqueira e Benicá defendem que sim, mesmo diante da dita laicidade do Estado, justificando que, a parir das discussões antropológicas e históricas das religiões e do diálogo, é possível alcançar a minimização dos preconceitos e da intolerância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA “descentração” do sujeito e a função social do ensino religioso para a formação das novas gerações em tempos pós-modernos.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis is a relecive essay on the social funcion of the school before the changes related to the formaion of ideniies of subjects and the centrality of culture in postmodern imes and generaional conlicts caused by this movement. The big issue looms over how the school can help to minimize intolerance and prejudice exising in relaions between young people during this process of idenity formaion, arising from cultural diferences. Grounded in Forquin, Veiga-Neto and Hall, weave a discussion of how the school should work as a social space for the minimizaion of bias through dialogues that enable the understanding of diferences and the importance of the history of other (diferent) for your idenity consituion itself. Considering that schools do not ofer space, mostly for discussions on Ethics and Cultural Plurality, which are cross-cuing themes, we can think of discipline Religious Educaion (in his new perspecive as the LDB 9394/96) as a way to build this abutment when providing dialogues about human existence, the religious phenomenon and its impact on social where these students live? Studies such as those of Junqueira and Benica argue that yes, even before the actual secular state, explaining that, from the anthropological and historical discussions of religions and dialogue, it is possible to achieve minimizaion of prejudice and intolerance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35863-
dc.date.accessioned2024-06-03T14:03:00Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T14:03:00Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectIntolerância na escolapt_BR
dc.subjectFunção social da escolapt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectReligious educationpt_BR
dc.subjectIntolerance at schoolpt_BR
dc.subjectSocial function of the schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe “decentering” of the subject and the social function of religious education for the training of new generations in post-modern times.pt_BR
dc.identifier.citationESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. A “descentração” do sujeito e a função social do ensino religioso para a formação das novas gerações em tempos pós-modernos. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, v1.01, n.01, julho/dezembro-2017, p.1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35863pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A DESCONCENTRAÇÃO DO SUJEITO E A FUNÇÃO SOCIAL - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2017.pdfA “descentração” do sujeito e a função social do ensino religioso para a formação das novas gerações em tempos pós-modernos. - Artigo de Periódico CDSA 2017308.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.